Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Reforço importante

Tanque de oxigênio extra é instalado para auxiliar atendimento na UPA de São Leopoldo

Tanque de 1,5 mil metros cúbicos de oxigênio é o segundo instalado na unidade nas duas últimas semanas; a UPA segue fechada para novos pacientes de Covid-19

Publicado em: 14.03.2021 às 15:28 Última atualização: 14.03.2021 às 17:03

Prefeitura faz instalação de tanque de oxigênio extra na UPA de São Leopoldo Foto: Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação

A necessidade de ampliação do atendimento para casos de Covid-19 em São Leopoldo fez com que a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) instalasse mais um tanque de oxigênio para garantir o abastecimento na UPA Zona Norte, na Scharlau, que foi transformada em unidade exclusiva de atendimento a casos de contaminados pelo coronavírus. A demanda é tão grande que na última quarta-feira (10) a UPA foi fechada para receber novos pacientes, já que estava operando com ocupação 200% acima da capacidade normal.

Segundo nota da Prefeitura, a instalação do tanque de 1,5 mil metros cúbicos de oxigênio foi feita para evitar desabastecimento. Este já é o segundo tanque instalado na UPA em duas semanas - o primeiro, de 1,1 mil metros cúbicos, foi colocado em 1.º de março.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Marcel Frison, "a Semsad disponibiliza mais um tanque especial de oxigênio, reforçando assim o abastecimento da UPA e da rede básica. Estamos nos antecipando aos problemas para garantir um bom atendimento a todos os leopoldendes."

A ação contou com apoio das empresas Stihl, Klabin, Gedore e Taurus e foi articulada pelo empresário André Rotta, que participa do Comitê de Atenção ao Coronavírus, proposto pelo Gabinete da Prefeitura com participação da sociedade civil.

Ainda fechada

Com ocupação calculada em 250% na última quarta-feira, a UPA Zona Norte foi fechada e segue assim para a entrada de novos pacientes. No começo da tarde deste domingo (14), a ocupação estava  em 33 pacientes internados (na quarta-feira era 50, quando o número limite é de 18).

No Hospital Centenário, 20 pacientes estavam internados na UTI Covid, além de outros 48 pacientes em leitos clínicos. Na sexta-feira, 12 de março, a cidade registrou mais 179 casos e cinco óbitos decorrentes do novo coronavírus, totalizando 313 óbitos pela Covid-19. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, 450 moradores permanecem com o vírus ativo.


Mais praticidade no seu dia a dia: clique aqui para receber gratuitamente notícias diretamente em seu e-mail!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.