Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Violência

Profissional da Saúde é agredida durante vacinação no drive-thru de São Leopoldo

Conforme a Prefeitura, a agressão ocorreu na manhã deste sábado e teria sido motivada porque um acompanhante não teria aceitado que não estava contemplado pela lista de vacinação desta etapa, que era exclusiva para profissionais da saúde de grupos específicos

Publicado em: 20.03.2021 às 15:26 Última atualização: 20.03.2021 às 15:56

Sábado foi dia de drive thru para profissionais de saúde Foto: Thales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo
O drive-thru para a vacinação dos profissionais da saúde de São Leopoldo foi marcado pela agressão contra uma servidora, na manhã deste sábado (20). Conforme a Prefeitura, a trabalhadora da saúde que estava aplicando a vacina teria sido agredida verbalmente por mãe e filho durante a aplicação do imunizante, que ocorreu no Largo Rui Porto. Um boletim de ocorrência foi lavrado junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre o coronavírus

Em nota, a Superintendência de Comunicação da Prefeitura afirma que a agressora, que seria uma profissional de odontologia, teria recebido a dose a que tinha direito. Já o seu filho, um educador físico que estaria no mesmo veículo, não estaria contemplado na lista de profissionais de saúde para receber a dose nesta etapa.

Conforme o registro, o homem não aceitou a resposta negativa e partiu para agressões verbais às servidoras, junto com sua mãe. A nota da Prefeitura frisa que a mulher teria chegado a agredir fisicamente e tirar a vacina à força da mão da vacinadora.

Teria sido necessária a intervenção de colegas e da Guarda Civil Municipal (GCM) para conter a agressão. A servidora teve ferimentos na mão ao tentar se defender.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) salienta que a escassez de doses repassadas pelo Ministério da Saúde faz com que sejam priorizados profissionais que lidam diretamente com a doença.

A Semsad afirma que, quando mais doses forem recebidas, os educadores físicos e demais profissionais serão contemplados. “A culpa das poucas doses não é dos servidores que trabalharam ontem até as 20 horas e novamente estão atuando em pleno final de semana”, diz a nota.

A Prefeitura de São Leopoldo manifestou repúdio a “todo e qualquer tipo de agressão contra trabalhadores, em especial, aos da linha de frente que estão sob forte pressão por conta da pandemia” e informou que o patrulhamento da Guarda será reforçado para garantir a segurança dos profissionais.

Etapa deste sábado

Entre 9 e 15 horas deste sábado, o drive-thru da vacinação, que fica no Largo Rui Porto, ao lado do Ginásio Municipal Celso Morbach, foi reservado à vacinação dos profissionais da saúde de São Leopoldo. As doses da vacina foram disponibilizadas mediante a apresentação de documentação para os profissionais médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e médicos veterinários que residem ou que comprovaram o exercício da profissão no Município.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.