Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Gramado PANDEMIA

MP analisa flexibilização do uso de máscaras para crianças nas escolas de Gramado

Município deve seguir regras estaduais e, caso ação seja descumprida, multa é estimada em R$ 5 mil por dia

Por Fernanda Fauth
Publicado em: 14.03.2022 às 12:29 Última atualização: 14.03.2022 às 13:50

A Procuradoria-Geral de Gramado enviou ao Ministério Público (MP) questionamentos sobre a flexibilização do uso de máscaras para crianças de até 12 anos nas escolas. Conforme o promotor de Justiça Max Guazzelli, a situação foi encaminhada à Promotoria regional para análise. "Nós temos uma promotoria regional que compreende as questões coletivas de escolas. Por isso, enviei na semana passada ainda as dúvidas da procuradora", informa Guazzelli. 

Promotoria de Justiça de Gramado
Promotoria de Justiça de Gramado Foto: Arquivo/GES-ESPECIAL

O Executivo também não pode emitir decretos para flexibilizar a obrigatoriedade. Uma ação civil pública (ACP) ajuizada em 2020 e com decisões judiciais desde 2021 proíbem a Prefeitura de legislar sobre, devendo seguir as medidas estaduais de enfrentamento e combate à pandemia de coronavírus. Segundo o representante do MP gramadense, em caso de descumprimento, uma multa é aplicada de forma diária, no valor de R$ 5 mil.

"Essa ACP foi ajuizada para o Município cumprir as medidas estaduais, ainda em 2020. Outras decisões foram tomadas ao longo do ano passado, existe um histórico, tendo em vista a falta ou deficiência de fiscalização e descumprimentos por parte do Executivo das regras expedidas pelo Estado. O Estado tem medidas contra a Covid e o decreto municipal deve recepcionar as medidas no território", informa Max Guazzelli. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.