Publicidade
Notícias | Gramado PARA AMPLIAR ATENDIMENTOS

Assinado contrato para construção de uma nova unidade de saúde no bairro Carniel; confira a previsão da obra

Prefeitura de Gramado também iniciou estudo para novo posto no bairro Piratini

Publicado em: 05.06.2023 às 14:46 Última atualização: 05.06.2023 às 15:15

“Quando se trata de saúde, a expectativa é muito grande.” Foi com essa frase que o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, assinou o termo de início das obras de construção de uma nova unidade básica de saúde no bairro Carniel. No total, R$ 2,9 milhões serão investidos na obra, que conta com recurso de R$ 1,5 milhão prometido pelo então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em visita ao município no mês de agosto de 2021. O restante, será de contrapartida municipal.

O ato da assinatura foi realizado na manhã desta segunda-feira (5) e contou também com a presença de secretários municipais, como o da Saúde, Jeferson Moschen, e de representantes da Gramado Home Construções, empresa que venceu a licitação. A partir de agora, são 12 meses para a conclusão da obra.

Na oportunidade, Nestor pediu empenho da construtora para que a obra tenha qualidade e que seja realizada no menor tempo possível, ressaltando que só começou o processo de contratação após ter todo o recurso em caixa.

Os membros da empresa salientaram que já possuem experiência no ramo e que contam com a mão de obra necessária para a construção. Depois de trâmites burocráticos, que devem levar até dez dias, a obra efetivamente iniciará.

Instalado na Rua Evaristo Sartune da Silva, o novo espaço, com 717 metros quadrados, vai possibilitar a ampliação dos serviços de saúde oferecidos à população daquela região. O prédio terá um subsolo, destinado para garagem, e um pavimento térreo para as salas da unidade.

Jeferson exemplifica que a unidade será semelhante à que existe hoje no bairro Floresta. “Vai se tornar uma estratégia de saúde da família. Vamos ter um serviço completo com clínico geral, dentista, enfermagem, agentes de saúde, farmácia e vacinação”, pondera o secretário. Atendimentos de psicologia, ginecologia e pediatria também ocorrerão, conforme a necessidade.

“Vamos criar uma sala multiuso para fisioterapia preventiva. É um projeto da Rede Bem Cuidar, já executado no bairro Pórtico II. A ideia é que a gente faça a prevenção, principalmente, da população idosa, para evitar quedas, questão urinária e na melhoria da autoestima”, cita o gestor da saúde municipal.

Ainda de acordo com Jeferson, a ideia é que as unidades de saúde estejam mais próximas e que tenham mais conexão com a comunidade. “Que tenhamos as unidades bem potencializadas em atendimento, próximas do cidadão, facilitando a vida. Que as pessoas se vinculem à unidade para que levem as necessidades, busquem soluções e criem essa ligação mais próxima”, frisa. 

Bairro Piratini

A Prefeitura de Gramado também iniciou o estudo para a construção de uma nova unidade de saúde no bairro Piratini. Inicialmente, o projeto prevê que a estrutura seja modular, como utilizada no posto de saúde do bairro Moura e na ampliação da Escola Senador Salgado Filho.

A Secretaria de Governança está à frente do projeto e ainda não há previsão de conclusão desta primeira etapa. O local será em um terreno próximo ao complexo esportivo Ernestão, em uma área considerada estratégica.

A proposta do Executivo é também ampliar os atendimentos no bairro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual