Publicidade
Notícias | Gramado DE CONGELAR

Antes de começar o inverno, geada e temperatura negativa são registradas em Gramado

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação de Canela teve mínima de 0,8°C às 9 horas. Termômetros em Gramado marcavam -1°C

Publicado em: 13.06.2023 às 10:13 Última atualização: 13.06.2023 às 11:51

 O frio intenso deu as caras na Serra gaúcha na manhã desta terça-feira (13). Conforme previsto pela MetSul Meteorologia, as mínimas chegaram ao zero grau, com sensação térmica negativa. Em Gramado, alguns bairros e o interior do município tiveram registro de geada. Em pontos localizados, ela foi forte e quem acordou cedinho, pode visualizar os campos verdes transformados em gelo.

Geada e temperatura negativa registrada no Centro de Gramado
Geada e temperatura negativa registrada no Centro de Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação de Canela registrou mínima de 0,8ºC às 9 horas. Mas, quem circulou pelo Centro de Gramado encontrou os relógios suíços, os famosos termômetros que são pontos turísticos, com os marcadores em -1°C.

Os turistas não deixaram de fazer seus registros, principalmente no que fica localizado em frente à Igreja São Pedro. Foi o caso do casal Luana Menezes e Wagner Vasconcelos, de 29 e 31 anos. Eles chegaram no sábado de Fortaleza, Ceará, e já se depararam com chuva e queda brusca da temperatura.

“Esperávamos encontrar o frio, mas não assim, desse jeito. Achávamos que ia ficar na casa dos 5 ou 6 graus”, contam.

Geada e temperatura negativa registrada no Centro de Gramado
Geada e temperatura negativa registrada no Centro de Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Para se preparar para a viagem, eles relatam que precisaram comprar roupas de lã. “Lá é bem quente, compramos as roupas pela Internet mesmo. Pior que vamos usar de novo só quando voltarmos”, brincam, mas afirmando que pretendem retornar com toda a família.

Como ficará o tempo?

 Após o registro de baixas temperaturas e de geada, a instabilidade deve avançar pelo Estado e trazer chuva entre o final da tarde e início da noite à região. Conforme a MetSul, não se descarta a ocorrência de granizo e de precipitação invernal, ou seja, de chuva congelada, tanto na Serra, quanto na região do Campos de Cima da Serra.

A razão para isso se deve às temperaturas baixas na atmosfera, com a passagem da massa de ar polar. Com a chegada da instabilidade e presença da umidade, a sensação gelada deve ser acentuada. 

A chuva deverá permanecer entre Gramado e Canela até o final de semana. As temperaturas permanecerão baixas, porém, com mínimas mais altas, entre 5°C e 10°C até sexta-feira (16). Já as máximas não devem oscilar e serão baixas: entre 10°C e 12°C. 

Veja mais registros do frio desta terça-feira

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual