Publicidade
Notícias | Gramado RECURSO DO GOVERNO DO RS

Representantes da região participam de audiência estadual sobre a Lei de Incentivo à Cultura

Eventos como o Festival de Cinema, Gramado in Concert, Festa da Colônia e Festival Internacional Literário de Gramado - FiliGram tiveram seus projetos negados na LIC

Publicado em: 01.07.2023 às 13:23 Última atualização: 01.07.2023 às 13:49

 Uma audiência pública foi realizada na quinta-feira (29), Assembleia Legislativa do Estado, para debater os critérios utilizados na implantação e aceite de projetos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Por isso, representantes de Gramado e Caneça participaram do encontro e fizeram suas colocações.

Neste ano, eventos como o Festival de Cinema, Gramado in Concert, Festa da Colônia e Festival Internacional Literário de Gramado - FiliGram tiveram seus projetos negados. O 38º Natal Luz e o 15º Festival de Cultura e Gastronomia ainda aguardam as avaliações.

Vereadora de Canela, Carla Reis, na audiência pública sobre a LIC
Vereadora de Canela, Carla Reis, na audiência pública sobre a LIC Foto: Divulgação

O secretário da Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, a vereadora de Canela, Carla Reis, e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, participaram de audiência pública requerida pelo presidente da Comissão de Turismo e Desenvolvimento Sustentável, deputado Rodrigo Lorenzoni, para discutir sobre os critérios de desempate utilizados pelo Conselho Estadual de Cultura.

Os representantes participaram da mesa principal e falaram da importância que Gramado e Canela tem para todo o Estado e sobre como é fundamental que sejam buscadas novas alternativas para resolver o entendimento de credenciamento à legislação.

Secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, na audiência pública sobre a LIC
Secretário da Cultura, Ricardo Bertolucci e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, na audiência pública sobre a LIC Foto: PMG/Divulgação

A expectativa, conforme Lorenzoni, é que o governo possa encontrar caminhos para reparar os problemas envolvendo os eventos tradicionais não contemplados, nem que seja em caráter extraordinário este ano, e discutir um novo modelo para o financiamento de atividades via leis de incentivo.

“Estamos em um momento de aumento exponencial de projetos por todo o Rio Grande do Sul, e isso é de grande importância e merece sim recursos, mas nossos eventos tradicionais principalmente da Serra gaúcha, que é responsável por grande parte da economia estadual no setor turístico, e que são reconhecidos nacional e internacionalmente merecem a valorização e a continuidade do incentivo cultural. A partir disso, defendo mais recursos para a cultura por todo o Estado ao invés de termos que escolher quais projetos deverão ser agraciados com tais benefícios”, lembrou Carla.


Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual