Publicidade
Notícias | Gramado REFORÇO NO POLICIAMENTO

Com foco em prevenção e abertura oficial em Gramado, Operação Inverno na Serra inicia

Policiais militares reforçam a segurança em período de alta temporada em Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Cambará do Sul

Publicado em: 14.07.2023 às 17:19 Última atualização: 14.07.2023 às 17:24

O Lago Joaquina Rita Bier recebeu de forma oficial, nesta sexta-feira (14), a abertura da Operação Inverno na Serra, da Brigada Militar. Com reforço no policiamento ostensivo e foco, principalmente, em ações de prevenção e repressão, policiais militares de outras companhias do interior já estão nas cidades da Região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra, para auxiliar o efetivo local.

Abertura oficial da Operação Inverno na Serra da Brigada Militar
Abertura oficial da Operação Inverno na Serra da Brigada Militar Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O objetivo é, principalmente, atender e garantir a segurança do grande número de turistas e visitantes que devem chegar neste período de recesso escolar. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Turismo de Gramado, mais de 4 milhões de pessoas passaram nos primeiros seis meses deste ano pelo município. 

Para a região, são mais 43 policiais que atuam desde a última sexta-feira (7) em Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Mais da metade do efetivo será da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), para trabalhar com agilidade no caso de ocorrências. 

O reforço no policiamento seguirá até o final do Festival de Cinema de Gramado, com ações do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), com reforço do Comando de Policiamento da capital, Comando de Policiamento Metropolitana e Comando Regional de Policia Ostensiva Central. Ainda, tem apoio do 4º BPChq, do Batalhão de Aviação, Comando Rodoviário da Brigada Militar e da Plataforma de Observação Elevada.

"Fazendo valer o lema que é ser força da comunidade"

 As autoridades presentes reforçaram a importância da região para o turismo regional e nacional e destacaram o início da operação. "Nosso muito obrigado ao entendimento, ao verem a importância desse destino. As pessoas buscam por esse segmento que oferecemos, do turismo com segurança", comenta o presidente do Movimento Comunitário de Combate à Violência (Mocovi) Gramado, Josiano Schmitt.

Já o prefeito Nestor Tissot reiterou a necessidade do trabalho dos policiais no município. "Pela primeira vez recebemos, a exemplo da Operação Golfinho que o litoral tem. Há muitos anos estávamos pleiteando essa vinda, e por isso, como prefeito e cidadão, quero agradecer. E vendo essa demanda tão importante, a Prefeitura colaborou com os aluguéis que foram solicitados pela instituição", revela.

O subcomandante-geral da BM no Estado, Douglas da Rosa Soares, salientou que esta abertura nada mais era que "um grande encontro para iniciar a operação". 

"Todos nós brigadianos estamos perante à comunidade para demonstrar que vamos exercer um serviço de qualidade a todos os senhores. Estamos fazendo valer o lema que é ser força da comunidade", pontua. 

Subcomandante-geral da Brigada Militar do Estado, Douglas da Rosa Soares
Subcomandante-geral da Brigada Militar do Estado, Douglas da Rosa Soares Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Conforme o representante estadual, a Brigada retirou neste primeiro semestre de 2023 cerca de 5,5 mil armas das ruas, 6,5 toneladas de drogas e fez 29 mil prisões em flagrante. "Tudo isso é frutos destes profissionais, que reduzem os indicadores criminais do Estado. E todos estes dados hoje estão em queda", afirma.

Após o encerramento das atividades especiais em agosto, uma nova ação já é pensada para o final do ano, será a Operação Natal Luz.

Fernanda Fauth

Entre em contato com
Fernanda Fauth

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual