Publicidade
Notícias | Mundo IMAGENS DO ESPAÇO

PREVISÃO DO TEMPO: Conheça o instrumento capaz de detectar raios e prever tempestades severas na América do Sul

Tecnologia criada pela Agência Espacial Europeia está ativa e pode identificar os flashes na atmosfera da Terra a uma distância de 36 mil quilômetros

Publicado em: 03.07.2023 às 12:45

A Agência Espacial Europeia divulgou nesta segunda-feira (3) que já está ativo o primeiro instrumento de satélite capaz de detectar raios continuamente na Europa e na África. Hoje, foram publicadas as primeiras animações do Lightining Imager, equipamento está a bordo do primeiro satélite Meteosat de terceira geração, lançado em 13 de dezembro de 2022.


Satélite MTG tem instrumento capaz de captar mil imagens por segundo | Jornal NH
Satélite MTG tem instrumento capaz de captar mil imagens por segundo Foto: ESA/Mlabspace


Publicidade
Segundo a agência europeia, o Lightning Imager , construído por Leonardo, pode detectar continuamente flashes rápidos de iluminação na atmosfera da Terra, seja de dia ou de noite, a uma distância de 36.000 km. O instrumento possui quatro câmeras cobrindo a Europa, África, Oriente Médio e partes da América do Sul. Cada câmera pode capturar até 1.000 imagens por segundo e observar continuamente a atividade do raio no espaço.

“Cada animação contém uma sequência de imagens criadas pela coleta de um minuto de medições de raios, sobrepostas em uma única imagem da Terra do Lightning Imager.”

A expectativa é que as informações possam dar mais confiança ao trabalho de meteorologistas na previsão de tempestades severas, em especial, em regiões remotas e nos oceanos onde os recursos de identificação de raios são limitados.

Simonetta Cheli, Diretora de Programas de Observação da Terra da ESA, comentou sobre as notáveis capacidades do instrumento: “As animações mostram a capacidade do instrumento de detectar com precisão e eficácia a atividade do raio em toda a área do campo de visão das câmeras, que cobre 84% do disco terrestre.

“A ESA e a Eumetsat, juntamente com parceiros industriais europeus, estão garantindo que os benefícios de novas tecnologias altamente inovadoras sejam sentidos por comunidades e setores da economia na Europa e além.”

A detecção e análise de dados de raios fornecerá um valioso suporte para o estudo de previsões meteorológicas de curto prazo e para a compreensão das consequências de tais fenômenos nas mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, o Lightning Imager também desempenhará um papel fundamental na segurança do tráfego aéreo, uma vez que o raio representa um alto risco para a instrumentação de bordo da aeronave.

O diretor geral da Eumetsat, Phil Evans, comentou: “Tempestades severas são frequentemente precedidas por mudanças abruptas na atividade dos raios. Ao observar essas mudanças na atividade, os dados do Lightning Imager darão aos meteorologistas confiança adicional em suas previsões de tempestades severas.

O Gerente de Engenharia de Projetos Leonardo para o Lightning Imager, Guia Pastorini, acrescentou: “O Lightning Imager tem quatro câmeras e cada uma pode capturar 1000 imagens por segundo, dia e noite, detectando até mesmo um único raio mais rápido do que um piscar de olhos.

“Graças a algoritmos específicos, os dados são processados a bordo para enviar apenas informações úteis para a Terra, apoiando o desenvolvimento de previsões meteorológicas mais precisas, além de contribuir para o estudo de fenômenos climáticos e segurança do transporte aéreo.

“Juntamente com a ESA e a Eumetsat, e coordenando uma equipe industrial internacional, Leonardo trabalha nesta excelente tecnologia há 10 anos e hoje estamos muito orgulhosos de apresentar as imagens do primeiro caçador de raios europeu, o único no mundo com essas atuações únicas.”

Embora as animações sejam o primeiro resultado inicial do Lightning Imager, o Meteosat Third Generation Imager está atualmente passando por sua fase de comissionamento, durante a qual os instrumentos são calibrados e os dados são validados. Os dados do Lightning Imager estarão disponíveis para uso operacional no início de 2024 com maior sensibilidade.

Veja da câmera que capta raios na América do Sul

O que são os satélites MTG

Os satélites MTG são construídos por um grande consórcio de indústrias europeias, liderado pela Thales Alenia Space em cooperação com a OHB. O inovador Lightning Imager foi desenvolvido por Leonardo na Itália, enquanto a Telespazio fornece à Eumetsat serviços de lançamento e em órbita.

Kelly Veronez

Entre em contato com
Kelly Veronez

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual