Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Transporte público

Entenda projeto que determina cobrador em todos os ônibus de Novo Hamburgo

Aprovado em primeiro turno, na próxima semana projeto será submetido à apreciação dos parlamentares novamente

Por João Víctor Torres
Publicado em: 26.09.2019 às 01:06 Última atualização: 26.09.2019 às 09:54

Projeto será votado em segundo turno apenas na próxima semana pela Câmara de Vereadores Foto: Juarez Machado/Juarez Machado/GES
Motoristas podem deixar de executar dupla função nos ônibus que realizam as linhas municipais na cidade. E, por consequência, a figura do cobrador acabaria virando presença obrigatória dentro dos coletivos. Já que tramita na Câmara de Vereadores projeto de lei para assegurar a permanência desse profissional nos veículos que transportam diariamente os passageiros nos itinerários entre os bairros e o Centro. Só que a proposta apresentada pelos vereadores petistas Nor Boeno e Enio Brizola não contempla os micro-ônibus. Em primeiro turno, o texto foi aprovado por unanimidade.

Na próxima semana, o projeto será submetido à apreciação dos parlamentares novamente. Autor da iniciativa ao lado de Boeno, Brizola diz que a medida pretende garantir segurança aos usuários. "Especialmente nos horários de pico, os motoristas precisam estar atentos exclusivamente ao trânsito", defende o parlamentar, que ainda lembrou as altas taxas de desemprego enfrentadas no País como justificativa para a matéria.

Impactos

Por outro lado, o procurador das concessionárias Futura, Courocap e Hamburguesa, que prestam serviço por meio de contrato emergencial no Município, o advogado Darci Norte Júnior, afirma que as empresas não têm interesse em se posicionar perante este tema. Norte Júnior entende que o projeto está na "contramão" daquilo que é executado atualmente, especialmente a partir da implantação da bilhetagem eletrônica. Além disso, o procurador acredita que - caso isso venha a vigorar em modo definitivo - a tendência será, inclusive, de aumento no valor da tarifa.

Sobre este ponto em específico, Brizola destacou que está disposto a liderar um movimento de diálogo para debater mecanismos que possam, até mesmo, baratear os custos da passagem. Como exemplo citou a discussão a respeito da isenção do ISSQN às prestadoras.

Procurada, a Prefeitura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não pretende se manifestar antes de uma posição definitiva da Câmara. Da mesma forma, o Executivo não especificou se a eventual medida - se vir a se tornar lei no futuro - pode ocasionar algum impacto no processo licitatório em andamento por parte do Município. Porém, mesmo se a proposta for aprovada em segundo turno, a prefeita Fatima Daudt ainda tem condição de vetar a matéria.

Sindicato lembra as queixas de motoristas

Presidente do Sindicato dos Rodoviários de Novo Hamburgo, Lauri Finotti, disse que motoristas com dupla função ganham acréscimo de 15% no salário. Porém, lembrou que há queixas da sobrecarga de trabalho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.