Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Plano de ação

Para combater possível propagação do coronavírus, Novo Hamburgo cria Centro de Referência

Durante o programa Ponto e Contraponto, da Rádio ABC, secretário de Saúde, Nassom Luciano, garantiu que a cidade terá medidas gradativas para proteger a população

Por Jauri Belmonte e Susi Mello
Publicado em: 02.03.2020 às 09:11 Última atualização: 02.03.2020 às 14:41

Foto por: Andrea Vasconcelos/Especial
Descrição da foto: UPA Centro NH

O aumento gradativo do coronavírus faz com que Novo Hamburgo busque medidas de prevenção para um possível aumento dos casos do Covid-19 – nome da doença provocada pelo novo vírus. Com isso, o Secretário de Saúde, Nassom Luciano, garantiu que a cidade terá um Centro de Referência junto da Unidade de Pronto Atendimento, na área central. Esta será a medida primordial adotada pelo Município. A confirmação ocorreu na manhã desta segunda-feira (2) durante o Programa Ponto e Contraponto, na Rádio ABC. 

Durante a entrevista, o secretário falou ainda que Novo Hmaburgo está tomando outras medidas gradativas, mas que é preciso a comunidade ter lucidez para combater o coronavírus. 

"É um vírus que se propaga de forma rápida. E a informação que se propaga entre as pessoas - também de forma rápida - pode ser um agravante, pois elas tendem a ter comportamentos de acordo com a informação que recebem ou que chega até elas. Estamos em uma região que vive de importação e exportação há muito tempo e, por isso, precisamos estar atentos", disse o secretário.

Medidas que devem ser adotadas em Novo Hamburgo

- Oficialização das clínicas privadas de Novo Hamburgo

Objetivo é que esses locais apresentem um modelo de contingência. "Isso fará com que teremos níveis de atuação, de acordo com a gravidade de cada programa. Essa é uma despeza extraordinária. Assim, vamos estabelecer o planejamento em níveis de acordo com o número de casos que vão surgindo", disse Nassom.

- Centro de Referência

O secretário também ratifica que será utilizado um local de referência como prioridade. "Esses leitos do hospital permanecerão sob aviso e, assim, nossa ideia é criar um local que esteja próximo à Unidade de Pronto Atendimento do Centro de Novo Hamburgo com um Centro de Referência". Local será implantado para acolher pessoas que tenham suspeita de coronavírus. "Nossa ideia é resguardar a saúde do maior número de pessoas".

- Ambulatório na Fenac

O secretário informa que, dentro da Fenac, existe um ambulatório e essa semana haverá capacitação dos profissionais. "Assim, a ideia é deixar todos preparados para que não aconteçam situações de pânico". A Fenac vai redobrar o número de funcionários, que estarão equipados. Além disso, terá um cronograma de limpeza, de banheiro, de corrimão, de maçaneta, em um ritmo que será "praticamente frenético".

Nassom acredita que a cidade de Novo Hamburgo, desde as feiras até a rotina normal do dia a dia, precisa estar preparada para que, caso surgir alguma situação do vírus, existam protocolos e situações a serem bem sucedidas para tratar. "Para a realização da Fimec, por exemplo, discutimos medidas abrangentes. Com isso, a Fenac está preparada e acho que a feira será casemodelo para este tipo de modelo, em meio a crise que temos em nível mundial, por isso teremos reuniões nos próximos dias com representantes da prefeitura", garante.

Assim como o compartilhamento de copos e chimarrão na Fenac terá apoio e orientação da Vigilância Sanitária, pois são medidas que ajudarão a combater a propagação de um possível vírus. Além disso, o evento contará com sonorização em inglês e espanhol, com objetivo de informar as pessoas e trazer instrução de medidas simples, como higienização das mãos, por exemplo.

Programa Ponto e Contraponto desta segunda-feira (2) Foto: Susi Mello/GES-Especial

Participaram do programa , o apresentador João Ávila, além de Carlos Magno, oficial de reserva da Brigada Militar; delegado Rosalino Seara; o gestor de clubes Marcos Bock, representando Pensando Novo Hamburgo; e a assessora jurídica da prefeitura de Sapiranga, Ariane Pereira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.