Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Efeito da chuva

Com 2,68 metros nesta quinta-feira, Rio dos Sinos sai do nível crítico

A medida deixa o Sinos dentro da média mensal dos últimos dois anos, depois de quase seis meses sem um volume significativo de chuvas

Publicado em: 14.05.2020 às 16:13

Volume é monitorado pela Comusa, que alerta a necessidade do consumo consciente Foto: Divulgação
Com as chuvas desta semana, o nível do Rio dos Sinos deixou a situação crítica que estava enfrentando desde o começo do mês de março deste ano, quando atingiu sua medição mais baixa em Novo Hamburgo desde 1998. Com 2,68 metros marcados na manhã desta quinta-feira (14), o nível se aproxima da média mensal dos últimos dois anos, depois de quase seis meses sem um volume significativo de chuvas no Estado.

A medida deixa o Sinos dentro da média para o mês de maio. No entanto, a situação ainda pede o consumo consciente da população, até que as chuvas se tornem mais recorrentes e o rio volte ao seu nível normal.

O diretor-geral da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Eduardo Antônio Bonato, destaca que a atual estrutura da autarquia conseguiu garantir o abastecimento de todo o Município mesmo nos momentos mais graves da crise hídrica.

"Estivemos em uma situação única na história da Comusa. Felizmente, graças ao trabalho incansável dos nossos servidores e todos os investimentos feitos ao longos dos últimos anos, passamos por todos esses meses sem necessidade de racionamento ou falta de água no Município", comenta.

Consumo consciente é necessário ser mantido

Desde ontem, o sol voltou a dar as caras na região dos vales e a chuva, por enquanto, dará uma trégua, retornando somente na próxima semana. Em razão disso, Bonato destaca que não é o momento de relaxar. "Precisamos manter a cultura do consumo consciente, sem desperdício de água tratada pelo menos até que voltemos ao nível normal do Rio dos Sinos. Assim, vamos continuar garantindo que todos recebam água tratada sem falta", destaca Bonato.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.