Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Saúde em alerta

'A situação saiu do controle', desabafa técnica do Hospital Municipal de Novo Hamburgo

Avanço da Covid atinge servidores de saúde que reivindicam EPIs em áreas que não são exclusiva para atendimento ao coronavírus

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 23.06.2020 às 21:31 Última atualização: 24.06.2020 às 08:24

UTI do Hospital Municipal de Novo Hamburgo Foto: Divulgação/FMSNH
"Eu tenho uma colega no tubo, outra no oxigênio e um colega internado em Porto Alegre por ser de alto risco. A situação saiu do controle", desabafa uma técnica em enfermagem do Hospital Municipal de Novo Hamburgo. A jovem, que pede o anonimato, trabalha na área da emergência, onde entram pacientes com traumas, AVC, infartos e outras situações de atendimento urgente. Na teoria, não teriam que lidar com pacientes com coronavírus. 

Leia todos os conteúdos EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

"A gente tem paciente com coronavírus todo o dia e não sabe! O paciente não diz que teve febre, tosse, dores no corpo. Todos sintomas de Covid. A gente vê que ele está com o vírus, na tomografia, quando dá alteração no pulmão", conta. Ela e colegas de áreas reivindicam EPI (equipamento de proteção individual) iguais aos de quem trabalha na ala Covid. "O problema não é não saber que o paciente está com coronavírus, mas a gente não ter o EPI adequado nem na quantidade certa", afirma. 

O diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Ráfaga Fontoura, afirma que a FSNH tem todos os EPIs adequados para cada área do hospital. "Hoje, na nossa emergência, nós temos uma emergência Covid e uma não Covid. Na não Covid, ainda assim, todos os profissionais recebem EPIs com máscaras cirúrgicas para o seu plantão. Se o plantão é de 6 horas, ele vai receber três máscaras, para troca a cada 2 horas".

A informação, entretanto, não condiz com a fala da técnica em enfermagem. "Os plantões da noite são de 12 horas e, hoje, recebemos só três máscaras cirúrgicas. Pelo cálculo, precisaria do dobro", alega.

A assessoria de imprensa do HMNH informa que todos os funcionários da FSNH atuam em áreas de trabalho de acordo com as necessidades. "Os protocolos e fluxos de uso dos EPI's são específicos à Unidade de atuação e não ao profissional. Importante salientar, que o Hospital Municipal atua principalmente na área assistencial, com plantão de 6 horas. E, muitos dos nossos profissionais atuam também em outras instituições hospitalares, muitas vezes em dois ou mais turnos", pontua o HMNH, por meio da assessoria de imprensa.

Técnica em enfermagem entubada

"Nós temos uma técnica em enfermagem entubada aqui no hospital porque ela contraiu Covid e seguiu o fluxo e, infelizmente, ela se encontra entubada hoje", confirma o diretor-presidente da FNSH. Sobre os colegas internados, Ráfaga nem a assessoria de impressa do Hospital confirmam a situação. "Informações sobre os pacientes são repassados apenas aos familiares", afirmou a assessoria.

Os números de profissionais de saúde com Covid ou suspeita, assim como na população em geral, não param de crescer. Dos 2.130 servidores que atuam pela Fundação de Saúde, 71 já tiveram diagnóstico positivo para a doença. Somente nos últimos 10 dias, 85 foram afastados por sintomas gripais, tendo 37 aguardando resultados de testes feitos.

 

UTI lotada

O Hospital Municipal também está com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotada há mais de um mês. Dos 20 leitos, até a atualização feita às 8h50 do dia 23 no portal mantido pelo governo gaúcho, 10 estão ocupados com paciente com Covid (9) ou suspeita (1). Número 400% maior do que no dia 18 deste mês, quando apenas dois pacientes estavam na UTI por coronavírus. 

 

Perto dos 500 casos

Até o início da tarde desta terça-feira, Novo Hamburgo já havia confirmado 465 casos de Covid, tendo 13 mortes pela doença. O número de pessoas internadas no Centro de Triagem e Referência para Covid também chegou ao ápice de atendimentos, somando 80 em apenas um dia. Segundo a Prefeitura, 213 pessoas já são consideradas curadas da Covid. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.