Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo Em Novo Hamburgo

Bairros, unidades de saúde e faixa etária: veja o perfil dos atendimentos por Covid

Apenas oito bairros do Município não tiveram óbitos por coronavírus

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 21.07.2020 às 12:24 Última atualização: 21.07.2020 às 17:11

Prefeitura interditou espaços públicos em razão da pandemia de Covid-19 Foto: Lu Freitas/PMNH
A Covid-19 já contagiou moradores de todos os 27 bairros de Novo Hamburgo desde metade do mês de junho, pelo menos. Conforme a Prefeitura, as 72 mortes pela doença estão divididas em 19 bairros, sendo Canudos e Santo Afonso, os locais com maior número de casos e também de óbitos. Novo Hamburgo tem 1.849 casos confirmados, sendo 1.158 pessoas consideradas curadas.

Canudos e Santo Afonso também lideram o número de atendimentos por Covid ou suspeita nas unidades básicas de saúde (UBS) ou unidades de saúde da família (USF), com 925 e 632 atendimentos, respectivamente.

Lembrando que, após acolhimento nas unidades de saúde, os pacientes são encaminhados para o Centro de Triagem e Referência à Covid, que funciona em espaço anexo ao Hospital Municipal. De lá, são encaminhados para tratamento em casa ou passam para internação. 

Conforme o site de monitoramento da Covid no Município, lançado nesta segunda-feira pela Prefeitura, a UBS Santo Afonso lidera os atendimentos por bairro, com 632 pacientes acolhidos. Os 925 atendimentos de Canudos estão divididos em cinco unidades de saúde, sendo liderada pela USF Getúlio Vargas, com 411 atendimentos.

A USF Kephas com 526 atendimentos, USF Boa Saúde com 489 e USF Roselânidia com 408 vêm na sequência de maior procura.

Faixa etária dos atendimentos

Com relação à faixa etária dos atendimentos nas unidades de saúde, em Novo Hamburgo, 37,28% são de pacientes entre 20 e 39 anos, a maioria mulheres. Idosos acima de 80 anos representam 0,91% dos atendimentos. No outro extremo, crianças de 0 a 9 anos são 12,47% do total de 4.801 pessoas que passaram pelas unidades desde o dia 25 de março até esta manhã de terça-feira (21). 

Aumento internações por Covid

De maio até esta terça-feira, Novo Hamburgo teve um salto de 277% no número de internações, considerando UTI e leitos clínicos. Conforme a Prefeitura, em todo mês de maio, foram 45 internações – 10 UTI e os demais leitos clínicos. Até esta manhã, eram 170, sendo 24 em UTI e 146 em leitos clínicos Covid.

Bairros que não registraram óbitos por Covid
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.