Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Ressocialização

Interno do Case conquista bolsa de estudos e projeta: 'Quero mudar de vida'

Jovem de 18 anos cumpre medida socioeducativa em unidade de Novo Hamburgo. Com o apoio de professores e estudando fora da escola, ele conseguiu passar no Enem e garantir bolsa pelo Prouni

Por Ermilo Drews
Publicado em: 11.08.2020 às 03:00 Última atualização: 11.08.2020 às 10:50

Jovem estudará Tecnologia em Segurança da Informação na modalidade a distância Foto: Divulgação
Que educação transforma vidas ninguém discute. Convicta disso, a direção do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Novo Hamburgo incentiva internos a buscarem uma nova trajetória por meio do ensino. Exemplo disso é a recente conquista de um jovem, que cumpre medida socioeducativa na unidade, contemplado com bolsa integral de estudos depois de ser aprovado no curso de Tecnologia em Segurança da Informação. O rapaz de 18 anos prestou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fará o curso na Uniftec com bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O jovem conta que a internação no Case não o fez desistir de estudar, pelo contrário. "Tinha bolsa numa escola particular e no último ano do ensino médio vim para cá. Vim convicto a continuar os estudos e para isso contei com o apoio dos professores daqui", frisa. O interno conta que a rotina de estudos para conseguir passar no Enem e garantir a bolsa foi intensa. "Passava o dia na escola. Mais próximo da prova eu pegava material para estudar por conta. Me esforcei bastante." E ele não pensa em parar por aí. "Quero seguir estudando na área de Ciências da Computação. Me profissionalizar, arrumar um emprego e mudar de vida."

As aulas começaram ontem, na modalidade a distância. "Trata-se de uma grande conquista ao socioeducando, que terá a oportunidade de realizar algo inédito dentro da unidade", frisa a diretora do Case NH, Elisete Moretto. "Nossos adolescentes, ao final do cumprimento da medida, precisam sair em condições de competir no mercado de trabalho, sendo fundamental esta modalidade de ensino", reforça Elisete.

Dedicação aos estudos

Andrea Cristina Herder e Liana Lemos Gonçalves foram as técnicas responsáveis pelo acompanhamento e incentivo. Psicóloga da unidade, Marjorie Fontoura frisa que o apoio dentro do Case é fundamental para que os jovens possam recomeçar. "A maioria vem com alguns anos de defasagem escolar. Alguns acham que não têm condições, mas com o incentivo eles resgatam a autoestima e começam a ver que são capazes", observa Marjorie.

Referência no ensino

Case de Novo Hamburgo fica no bairro Canudos Foto: Adriana Lima/GES-Especial
A Escola Estadual Bento Gonçalves, vinculada ao Case Novo Hamburgo, é uma referência dentro da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). No ano passado, por exemplo, a instituição de ensino foi destaque entre todas vinculadas à Fase pela aprovação integral de seis jovens no ensino médio por meio Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos na modalidade voltada para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). Com isso, eles garantiram a certificação no ensino médio. Outros 38 tiveram aprovação parcial na mesma prova.

"A Escola Bento Gonçalves já tem um longo histórico de aprovações. Nossa intenção, enquanto gestor, é que os adolescentes possam sair daqui com um bom nível de estudo ou com uma profissão, que serão as melhores formas deles realmente mudarem de vida", destaca a diretora do Case NH, Elisete Moretto. Ela adianta que uma das intenções é organizar um cursinho pré-vestibular para internos que queiram seguir o mesmo caminho do jovem que conquistou a bolsa pelo Prouni. "Isso ainda está sendo planejado", pontua.

 

Ainda é possível sair com uma profissão

Além do incentivo aos estudos, o Case proporciona a formação em cursos profissionalizantes de garçom, padaria, confeitaria, técnicas de corte de cabelo e barbeiro, numa parceria da Fase com a Prefeitura de Novo Hamburgo e a Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (Asbem). No começo deste ano, por exemplo, 30 adolescentes concluíram estes cursos. Em duas edições do projeto no Case de Novo Hamburgo, 56 alunos foram atendidos.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual