Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Educação

Em Novo Hamburgo, aulas têm previsão de encerramento em 19 de janeiro

Segundo a comissão responsável pela reorganização do Calendário Escolar, a decisão é consonante à homologação do Ministério da Educação (MEC) ao Parecer nº 11/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE)

Por Bruna Mattana
Publicado em: 12.08.2020 às 16:33 Última atualização: 12.08.2020 às 18:10

Adriana Cristianetti Foto: Arquivo pessoal
As aulas remotas em Novo Hamburgo devem adentrar o mês de janeiro do próximo ano. Segundo a secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, a previsão de encerramento é 19 de janeiro e as escolas contarão, inclusive, com atividades aos sábados. Desde o final de março as aulas presenciais estão suspensas no Estado em decorrência do coronavírus. "Desde então, as escolas têm usado ferramentas, como redes sociais, para envio de atividades, a fim de manter o vínculo com os estudantes." Pelas redes sociais, a prefeita Fatima Daudt reiterou que ainda não tem uma data definida para o retorno efetivo das aulas presenciais no Município.

Desde o 3 de agosto, no entanto, as atividades passaram a valer como ano letivo. Segundo a comissão responsável pela reorganização do Calendário Escolar, a decisão é consonante à homologação do Ministério da Educação (MEC) ao Parecer nº 11/2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que autoriza e dá orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas não presenciais no contexto da pandemia.

A professora de língua portuguesa da Escola Machado de Assis, no bairro Canudos, Adriana Cristianetti, ressalta que a escola tem conseguido manter o vínculo, com envio de materiais pelo Facebook e WhatsApp. "Está sendo um momento de descobertas, para professores e estudantes. Cada ser humano tem suas limitações, e só sabemos do que somos capazes quando desafiados. Para muitos colegas professores existe a dificuldade das tecnologias e isso acontece com os estudantes também", salienta.

Ela destaca que esse novo modelo de educação é desafiador. "Nos desafia a criar formas de interagir a distância, sem o contato visual e o afeto presencial. Um abraço hoje é substituído por um emoji, um carimbo no caderno por uma carinha com estrelinha. Mas está sendo um momento de perceber como nossos estudantes são capazes e a secretaria de educação está nos dando todo o apoio necessário."

Assista à live com a secretária Maristela e a prefeita, Fatima Daudt


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual