Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo O pequeno escritor

Aos nove anos de idade, menino de Novo Hamburgo lança o seu primeiro livro

'O menino e a casa na árvore: entre sonhos e pesadelos', do estudante da rede municipal Samuel Robinson, já está à venda, mas terá lançamento oficial, on-line, no dia 28 de agosto

Por Bruna Mattana
Publicado em: 19.08.2020 às 08:00 Última atualização: 19.08.2020 às 08:56

Samuel Robinson com exemplares do seu livro Foto: Inezio Machado/GES
Aos nove anos, Samuel Robinson já tem seu primeiro livro publicado. "O menino e a casa na árvore: entre sonhos e pesadelos", de autoria do estudante da rede municipal de Novo Hamburgo, possui cem páginas e foi escrito durante a pandemia. O jovem escritor iniciou a obra no dia 21 de março e, em menos de cinco meses, a história ganhou forma.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todos os conteúdos sobre coronavírus

Na tarde de segunda-feira (17), Samuel recebeu em sua casa, com brilho nos olhos, os primeiros 500 exemplares do livro, que conta a história de um menino e seus quatro amigos e foi publicado pela editora ZMulti. Nela, o leitor de todas as idades é convidado a viajar em um mundo repleto de mistérios e aventuras. As ilustrações da obra são da professora de Judô Monaliza Kasper. "Estou muito feliz. Antes de começar a produção do livro eu já tinha diversos exemplares encomendados. Já comecei a fazer as dedicatórias para meus amigos, colegas e familiares. O primeiro livro eu dei para minha avó Ana", conta Samuel.

Com o apoio dos pais, Michele e Guilherme, e da irmã, Melissa, sua aventureira favorita, Samuel já pensa nos próximos livros que deseja publicar. "Esse é o primeiro de uma trilogia que quero escrever. Até já sei o final da história, mas ainda estou pensando no enredo", destaca o menino escritor.

Sua mãe, a professora Michele Robinson, 33, ressalta a alegria em realizar conjuntamente o sonho do filho. "Ele queria um livro de verdade, algo físico. Ficamos muito felizes. É um estímulo para a leitura e escrita dele e também de outras crianças."

O lançamento oficial ocorrerá de forma on-line, no dia 28 de agosto, às 20h15, pelo Instagram do pequeno escritor @mucarobin. Mas "O menino e a casa na árvore: entre sonhos e pesadelos" já pode ser adquirido pelo canal do autor na rede social ou pelo telefone (51) 99412-4343, com a mãe Michele.

Prefácio de Eliandro Rocha

Entre as referências literárias de Samuel está o escritor Eliandro Rocha, natural de Sapucaia do Sul, que trabalha com literatura infantojuvenil há mais de 10 anos e escreveu o prefácio do livro. "Foi um prazer muito grande ler a história do Samuel. Sempre digo que escrever não é brincadeira. Estudamos bastante para fazer isso, não é fácil, mas é uma coisa que deve ser incentivada", pontua.

Ela destaca que hoje as crianças são nativas virtuais, cuja vida real e virtual andam juntas. "Aí há um grande mistério que envolve a formação de leitores, por conta dessa leitura tecnológica muito rápida e rasa, e a leitura de livros é mais profunda, de construção do pensar. Por isso, quando uma criança se envolve com a escrita eu fico fascinado. Estou muito orgulhoso do Samuel e quero convidar a todos para conhecer sua história. Quem quer escrever, faça como ele. Aventure-se! Seja numa casa da árvore, no fundo do mar, no espaço sideral ou no quintal de casa. Coloque suas histórias para fora. História é registro", completa.

Inspiração nos amigos e na irmã

Samuel Robinson com a irmã Melissa, que o inspira Foto: Inezio Machado/GES/Inézio Machado/GES
Samuel Robinson, que é estudante do terceiro ano da Escola Municipal Presidente Affonso Penna, em Novo Hamburgo, conta que alguns personagens do livro "O menino e a casa na árvore: entre sonhos e pesadelos" são inspirados nos seus amigos Renato e Matteo, e em sua irmã, Melissa. "Minha história é inspirada nos livros de aventura que gosto de ler, como Harry Potter, Diário de um Banana e nas obras da Minha Primeira Biblioteca Larousse", revela Samuel. Agora, além de prestigiar o lançamento, a expectativa fica por conta dos próximos lançamentos deste jovem autor.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.