Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Susto no ar

Paraquedista é resgatado após cair em banhado do Rio dos Sinos, em Novo Hamburgo

Homem ficou cerca de 4 horas sob sol forte e, ao ser encontrado, apresentava sinais de insolação e desidratação

Por Micheli Aguiar
Publicado em: 11.04.2021 às 18:53 Última atualização: 11.04.2021 às 22:18

O que era para ser mais um salto se tornou um susto para um paraquedista, neste domingo (11), em Novo Hamburgo. O homem acabou caindo em uma área de banhado do Rio dos Sinos, próximo à Avenida dos Municípios, em Canudos, e só foi resgatado pelos Bombeiros cerca de 4 horas após a queda. Ele tinha sinais de desidratação e insolação, mas não apresentava ter fraturas ou outros ferimentos mais graves.

Leia todo o conteúdo EXCLUSIVO ASSINANTES

Conforme o soldado Gustavo dos Santos, do Corpo de Bombeiros de Campo Bom, o paraquedista saltou do Aeroclube de Novo Hamburgo por volta das 10 horas. Ventava forte no horário. O homem se perdeu na manobra e acabou caindo no banhado, ficando preso às árvores. "Sorte que ele tinha levado o celular e tinha um resto de bateria. Assim, enviou para o aeroclube a localização por GPS e assim fomos acionados."

Paraquedista como aconteceu

O bombeiro conta ainda que, do ponto de localização indicado pelo GPS, até onde o paraquedista foi resgatado, a equipe andou cerca de 800 metros. "Ali é um local de mato fechado e muita água. A gente entrou com água pela cintura. Encontramos ele meio desorientado e com sinais de desidratação e insolação. O sol era bem forte naquela hora", recorda.

Depois de retirado das árvores, o homem foi levado até uma equipe do aeroclube, que aguardava na Avenida dos Municípios. A volta não pode ser em linha reta, devido à dificuldade do terreno, mas após 2 horas de buscas, o resultado foi positivo. "Foi um resgate bem difícil, mas felizmente deu tudo certo e ele estava bem", salienta o Santos. 

Outros casos

Em 2018, situação semelhante aconteceu na mesma área. Na ocasião, o paraquedista precisou ser resgatado de helicópteroJá em 2019, a queda ocorreu no pátio de uma casa em Canudos. Apesar do susto, o paraquedista teve apenas ferimentos nos braços. 

Já em junho do ano passado, o paraquedista Maicon Machado, de 32 anos, precisou acionar o equipamento reserva. O paraquedas principal caiu no bairro Canudos e foi recuperado horas depois. Usando uma câmera acoplada no capacete, ele conseguiu registrar o procedimento que lhe garantiu chegar ao solo, mas sem o paraquedas principal.

As aulas de paraquedismo no Aeroclube são realizadas pelo Centro Gaúcho de Paraquedismo (CGP), que tem um plano de emergência que prevê acionamento da Brigada em caso de acidentes. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.