Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Imunização

Gestantes e puérperas com comorbidades podem se vacinar contra a Covid em Novo Hamburgo

Imunização será na Fenac neste sábado, das 9 horas às 16 horas

Publicado em: 30.04.2021 às 13:34

Na primeira etapa da vacinação contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades em Novo Hamburgo, as gestantes e puérperas – mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias – e que têm alguma comorbidade também podem fazer a imunização.

Veja aqui entrevista com especialistas sobre as principais dúvidas das futuras mães em relação à vacinação.

O drive-thru será neste sábado (30), das 9 horas às 16 horas, na Fenac.

O imunizante que será aplicado é o da Fiocruz/AstraZeneca, que tem intervalo de 90 dias para a segunda dose. O Município recebeu 6.880 doses nesta sexta-feira (30). 

Quem mais pode se vacinar neste sábado

Além das gestantes e puérperas, maiores de 18 anos, com alguma comorbidade, podem se vacinar:

- Doentes renais crônicos em diálise, maiores de 18 anos
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC com idade entre 55 e 59 anos
- Pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos
- Pessoas com 60 anos ou mais

Gestantes e puérperas, maiores de 18 anos, com alguma comorbidade

Este grupo deve apresentar a documentação: documento com foto, carteira de gestante (original e cópia), laudo médico ou receituário médico (original e cópia) e cartão SUS ou comprovante de residência de Novo Hamburgo (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local).

As cópias ficarão retidas. 

Doentes renais crônicos em diálise, maiores de 18 anos

Este grupo deve apresentar a documentação: documento com foto, laudo médico atestando estar em diálise (original e cópia), cartão SUS ou comprovante de residência de Novo Hamburgo (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local).

A cópia ficará retida.

 

Pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC com idade entre 55 e 59 anos

Este grupo deve apresentar a documentação: documento com foto, comprovante do cadastro (original e cópia), cartão SUS e comprovante de residência (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local).

A cópia ficará retida. 

Pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos

Este grupo deve apresentar a documentação: documento com foto, Cartão SUS e comprovante de residência de Novo Hamburgo (ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local).


Pessoas com 60 anos ou mais

No drive-thru de sábado, também, será aplicada a vacina para quem tem 60 anos ou mais e ainda não tomaram a primeira dose. Para ser vacinado, é importante levar documento com foto, cartão SUS ou comprovante de residência em nome de quem será vacinado ou declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser imunizada reside no local.

ATENÇÃO | Pacientes oncológicos

Pacientes deste grupo que sejam oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos podem receber a vacina com prescrição médica.

Pacientes com doenças reumáticas devem ser vacinados estando com a doença controlada ou em remissão.

Já quem testou positivo para a Covid-19 só pode ser vacinado após 30 dias do diagnóstico e quem estiver com sintomas gripais também deve esperar para receber o imunizante.

Doações

As pessoas a serem vacinadas poderão doar alimentos não perecíveis na Fenac. Haverá caixas de coleta dos alimentos dentro do pavilhão onde está ocorrendo a aplicação da vacina. Os mantimentos mais necessitados são arroz, massa, feijão, óleo de soja, farinhas de trigo e de milho, açúcar, leite em pó e biscoitos. As pessoas não precisarão descer de seus carros, elas devem avisar os atendentes que possuem doações para serem entregues.


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.