Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo No aguardo

Novo Hamburgo deve receber doses da vacina desenvolvida pela Pfizer na semana que vem

Ainda não há uma data definitiva para a entrega da nova remessa

Publicado em: 21.05.2021 às 16:52 Última atualização: 21.05.2021 às 16:55

Ainda não há uma data definitiva para a entrega da nova remessa Foto: SES/ RS
Novo Hamburgo deve receber 2 mil doses da vacina desenvolvida pela Pfizer/Biontech contra a Covid-19. Ainda não há uma data definitiva para a entrega da nova remessa, mas estima-se que o envio aconteça na semana que vem.

Leia todas as notícias sobre coronavírus

De acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde já definiu sua estratégia a partir de informe técnico encaminhado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

“Desde o primeiro momento insisti com a Secretaria de Saúde do Estado que Novo Hamburgo estava apta a receber a vacina Pfizer, pois temos como armazená-la. Estou feliz que também fomos contemplados. Quanto mais vacinas, melhor para os hamburguenses”, enfatiza a prefeita Fátima Daudt.

O público-alvo é o mesmo do Plano Nacional de Imunização (PNI), com a vantagem de que, à exemplo do imunizante da CoronaVac, ela também pode ser aplicada em gestantes e puérperas com comorbidades. O intervalo entre a primeira e a segunda dose, segundo o informe técnico da Vigilância Estadual, é de 12 semanas.

“Estamos adotando todos os protocolos para o manuseio deste imunizante”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano. Ele lembra que Novo Hamburgo é um dos municípios gaúchos mais adiantados no PNI. Atualmente, estão sendo imunizadas pessoas com comorbidades acima de 18 anos, e já avançando nos demais grupos.

A vacina

O imunizante da Pfizer/Biontech será distribuído em frascos de seis doses, cada uma com 0,3ml. A vacina necessita de diluente, composto por soro fisiológico e distribuído junto com as vacinas. Antes de diluída, ela pode ser mantida por 14 dias congelada (entre -15 e -25°C). Após, ela ainda pode seguir às unidades de saúde para resfriamento em câmara de conservação (entre 2º e 8ºC) por mais 5 dias. Após diluição, as seis doses de cada frasco devem ser utilizadas em um prazo máximo de seis horas. A recomendação é não utilizar esta vacina em drive-thrus.

Gestantes e puérperas

Inicialmente, a Secretaria Municipal de Saúde definiu nove unidades que aplicarão esta vacina, sempre por agendamentos. A prioridade será atender justamente gestantes e puérperas (mães há 45 dias) com comorbidades. Elas já podem contatar uma das unidades definidas para integrar lista de nomes.


Unidades que vão receber doses da Pfizer
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.