Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Novo Hamburgo REFORMADO

Ginásio da Fenac reabre as portas depois de oito anos

Espaço estava fechado desde 2014 e agora, após obras estruturais, está pronto para receber atletas

Por Débora Ertel
Publicado em: 23.03.2022 às 06:00 Última atualização: 23.03.2022 às 11:56

Para quem é boleiro e costumava jogar no Ginásio da Fenac, Maçã deve ser um nome familiar. O antigo responsável pela manutenção e zeladoria do templo esportivo de Novo Hamburgo, José Moré (Maçã), 70 anos, foi uma das pessoas que fez questão de participar de um marco para a história da cidade. Na terça-feira (22), com a cerimônia de abertura das Olimpíadas e Paralímpíadas Escolares, foi reinaugurado o Ginásio Alberto Mosmann.

Aberto em 1972, o espaço estava fechado desde 2014 por problemas estruturais, em especial, no telhado.

Jogo de câmbio foi a primeira partida do espaço reformado
Jogo de câmbio foi a primeira partida do espaço reformado Foto: Diego da Rosa/GES
O Município investiu R$ 700 mil na obra, que, além de garantir uma cobertura nova, recuperou a quadra flutuante original de madeira, capaz de absorver impactos e garantir um alto desempenho esportivo. O ginásio conta ainda com duas aberturas gigantes, com tijolos de vidro, que auxiliam na iluminação. Foram recuperados também os banheiros e vestiários, com instalação de corrimãos, nova fiação elétrica e renovação das salas.

Inclusive, a partir de agora, a sede da Secretaria Municipal de Esportes (Smel) tem como novo endereço o Ginásio da Fenac.

"Com isso, também vamos economizar com o aluguel", informa a prefeita Fatima Daudt, que participou do evento com o secretário de Esportes, Daniel Becker, entre outras autoridades. Até então, a Smel funcionava em sala locada, Rua Davi Canabarro.

João Derly, campeão mundial de judô e que destinou R$ 250 mil para as obras quando era deputado federal, também prestigiou a atividade.

Inauguração Ginásio de esportes da Fenac prefeita de Novo Hamburgo Fàtima Daut
Inauguração Ginásio de esportes da Fenac prefeita de Novo Hamburgo Fàtima Daut Foto: Diego da Rosa/GES
A parte superior das arquibancadas, onde ficam as cabines de imprensa, continuam isoladas porque ainda precisam de obras. "Vamos concluir ao longo do tempo porque vamos continuar melhorando o espaço. Temos que reconhecer e valorizar a nossa história", declarou Fatima, lembrando o local foi palco de importantes eventos. Entre eles, as finais dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs) e shows de Chacrinha e Chaves.

Depois de oito anos sem utilização, o Ginásio da Fenac terá vida intensa a partir de agora. A secretária de Educação, Maristela Guasselli, anunciou a projeto Rede em Movimento, que terá como sede o local. De segunda a sexta-feira, as escolas vão ocupar a quadra para a prática de diversas modalidades esportivas. Em duas noites por semana, o ginásio terá atividades para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para professores.

Duas décadas de atuação dentro do ginásio

Leandro, Maçã, Manoel e Itamar prestigiaram a reabertura do espaço histórico
Leandro, Maçã, Manoel e Itamar prestigiaram a reabertura do espaço histórico Foto: fotos Diego da Rosa/GES
Durante os cinquenta anos de história do Ginásio da Fenac, pelo menos por duas décadas foi Maçã quem recepcionou os atletas. "Eu tinha uma escolinha de futsal com mais de 500 crianças", lembra. Por isso, o treinador que hoje está aposentado, fez questão de vir de Tramandaí, onde mora atualmente, para participar da cerimônia e reencontrar a antiga casa.

Maçã veio acompanhado do amigo Manoel Ronildo de Oliveira, 64. "Essa quadra tem um segredo. Ela tem amortecedores e aberturas que puxam o ar, por isso que o pessoal adora jogar aqui", revela.

Aliás, ex-alunos de Maçã também quiseram marcar presença no momento histórico. Entre eles o empresário Leandro Vargas, 44, nas quadras conhecido como Pelé. Ele foi iniciado no esporte na escolinha que funcionava no ginásio. "Eu vinha da periferia. Se não fosse isso daqui, na época, poderia estar em outro local hoje", garante. O preparador de goleiros, Itamar Bauermann Nielsen, 36, hoje profissional nos Emirados Árabes, também conferiu a reforma. "Eu joguei aqui já no final do tempo que funcionava. Com certeza, é um lugar que tem muita história", comenta.

Maçã foi surpreendido pela Smel com a entrega de um troféu de homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado pelo esporte hamburguense. A mesma honraria foi conferida a sua esposa, Regina Moré. Como Maçã mora no litoral, a Smel aproveitou a oportunidade para realizar a entrega. 

Jogos escolares durante todo o ano

As Olimpíadas e Paralimpíadas Escolares reunirão ao longo do ano atletas da rede municipal, estadual e particular de Novo Hamburgo. Coube ao aluno do 8º ano da escola Municipal Francisco Xavier Kunst, João Paulo Camargo, 15 anos, realizar o juramento. João, que tem hidrocefalia, é campeão estadual de arremesso de peso e lançamento de disco e conquistou o 2º lugar do Brasil nas Paralimpíadas Escolares no arremesso de peso e 3º lugar na prova de lançamento de disco.

As competições reúnem provas de atletismo, badminton, basquete, bicicross, futsal, beach tênis, handebol, judô, natação, punhobol, rugby-tag, skate, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.