Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo EVENTO GRATUITO

Novo Hamburgo terá roda de conversa sobre Alzheimer

Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) realiza encontro nesta quinta-feira (29), no Teatro Municipal Carlos Magno, a partir das 19h30

Por Susana Leite
Publicado em: 28.09.2022 às 08:00 Última atualização: 28.09.2022 às 08:24

Famílias que lidam com pessoas acometidas por Alzheimer, e também o público que estiver interessado no assunto, terão um encontro nesta quinta-feira (29). Ocorre a partir das 19h30, um encontro promovido pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), com membros de Novo Hamburgo, para falar sobre a doença e a relação dos familiares de pacientes. A atividade será realizada no Teatro Municipal Pascoal Magno.

Bate-papo sobre Alzheimer
Bate-papo sobre Alzheimer Foto: AdobeStock


Está prevista uma roda de conversa com os médicos geriatras João Senger e Leandro Minozzo, a psicóloga Daniela Henckel e a advogada, que tem familiar com a doença, Maria Heloiza Lammel Brochado Schneider.

"Vamos discutir as demandas que as famílias tem com esses pacientes e também as demandas dos médicos que os atendem. Será uma troca de ideias e de experiências", comenta Senger.

A ABRAz de Novo Hamburgo existe há mais de 20 anos e realiza regularmente encontros mensais entre as famílias. Mas no mês de setembro, como o período é dedicado a abordagem sobre a doença, optou-se por uma atividade diferenciada aberta ao público.

Oportunidade

A roda de conversa sobre Alzheimer tem a pretensão não só de fortalecer o apoio que já vem sendo prestado às famílias, como também oferecer uma oportunidade para que mais pessoas conheçam o trabalho do grupo. Conforme comenta Senger, ainda há muitas famílias com pacientes em casa, mas que carecem de apoio. E o evento gratuito serve para atrair esse público. "É uma doença que tem uma carga emocional muito grande. E os familiares precisam desse apoio", comenta o médico.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva. Afeta funções cognitivas, como memória, linguagem e diversas habilidades. Não há cura. A importância desses encontros se dá por conta da oportunidade de tirar dúvidas e obter informações seguras. À medida que a população envelhece, se faz necessário mais esclarecimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual