Atualização do CadÚnico tem filas em alta procura por atendimento em Novo Hamburgo
Espera tem gerado reclamações de beneficiários de programas sociais que têm prazo até o dia 11 de novembro para revisão do cadastro
A alta procura para atualizar os dados do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) e evitar a suspensão de benefícios tem gerado filas de espera em Novo Hamburgo. Na manhã desta terça-feira (25), a situação gerou desentendimento no local, em frente à Casa da Cidadania, na Rua David Canabarro. A Guarda Municipal foi chamada para atender a ocorrência no local.No local, famílias inscritas em programas como o Auxílio Brasil se diziam inconformadas com o baixo número de fichas em relação à demanda.
Motivo da alta procura
Segundo a coordenadora do CadÚnico em Novo Hamburgo, Denise Araújo, o aumento dos atendimentos ocorre porque, durante a pandemia, o governo não fez a focalização – que é a verificação dos dados como frequência escolar, pesagem, acompanhamento das gestantes. Agora, há alta na procura, pois o governo exige a confirmação de dados de alguns destes casos.
Desde as 5 horas na fila
A serviços gerais Camila Graziela da Costa, 41 anos, chegou por volta das 5 horas da manhã desta terça-feira ao local. Ela conta que, na fila, tinha cerca de 30 pessoas à sua frente.
"Eu vim para fazer o cadastro porque alegam que minha renda ultrapassa o 'Bolsa Família' [atualmente, Auxílio Brasil]. Eu tinha sido chamada no Cras Santo Afonso, dei minha justificativa da falta de meu filho [na escola], que é doente, mas eles mandaram aqui para cadastrar os dados financeiros. 'Chega' aqui e dão somente 15 fichas e idoso e criança não têm preferência. Acho um descaso com a humanidade porque o benefício será cancelado mais dois meses e a gente vive com 600 reais. Vamos comer o quê? Vamos viver do quê?", questiona.
Também na tentativa de atendimento, a revisora desempregada Tânia Santos da Cruz, 26, chegou ao local às 5h15, acompanhada dos filhos de 5, 2 anos e um bebê de cinco meses. "Vim na quinta, na sexta e ontem. Ontem, me deram um retorno de que só conseguem atendimento para 29 de novembro e o cadastro vence em 11 de novembro. Eu perdi o emprego e estou dependente do benefício", desabafa.
Desempregado, Edson Luís Alles, 59, também não conseguiu senha para atendimento. Ele chegou por volta das 6h30. "Estava todo mundo nervoso e não tinha mais ficha. Agora vou ter que ficar um dia antes para conseguir atendimento."
Vanderlei José de Souza, o palhaço Saparim, também chegou cedo e não conseguiu atendimento. Na cadeira de rodas, pela amputação da perna por conta da diabete, Souza diz que precisa de auxílio.
O que diz a coordenação
A coordenadora Denise Araújo afirma que são entregues 20 fichas pela ordem de chegada. Dessas, cinco são preferenciais, como idosos, gestantes, crianças de colo e pessoas com deficiências. Os outros atendimentos, a partir do meio-dia, são de agendamento por telefone ou por e-mail. Por telefone, estão sendo agendados horários para 29 de novembro.
A marcação por telefone ocorre nas sexta-feiras, pelos números 3527-1822/3527-1823. Há agendamento diariamente por e-mail (cadunico@novohamburgo.rs.gov.br), desde que as pessoas encaminhem dados do CPF e contatos.
Além disso, a coordenadora salienta que há 20 atendimentos semanais pelo CadMóvel, nas quintas-feiras. O próximo será no dia 27 no Cras Canudos, com horários agendados pelo Cras local.
Fique atento
- No dia 11 de novembro, encerra-se o prazo para renovação de cadastro, desatualizado nos anos de 2016/2017. O prazo, que acabava no dia 14 de outubro, foi prorrogado por mais dias
- Quem está nesse período deve buscar senha, marcar agendamento por telefone e email
- Os beneficiários de programas sociais em idade escolar precisam estar frequentando a escola; os maiores, precisam atualizar a renda
Fonte: Denise Araújo, coordenadora do CadÚnico hamburguense