Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo NOVO HAMBURGO

Cruzeirinho celebra centenário com homenagem a 100 pessoas que contribuíram para a trajetória da escola

Música e entrega de certificados marcam a festa de aniversário da Sociedade Cruzeiro do Sul de Novo Hamburgo neste fim de semana; confira a programação

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 28.10.2022 às 07:20 Última atualização: 28.10.2022 às 11:22

Um século de carnaval, futebol, engajamento comunitário e celebração da cultura negra no Vale do Sinos. Fundada oficialmente em 28 de outubro de 1922, a Sociedade Cruzeiro do Sul completa 100 anos de história nesta sexta-feira (28).

Sociedade Cruzeiro do Sul celebra 100 anos - Presidente Odilto Anselmo (camiseta preta) e Dirnei Moreira
Sociedade Cruzeiro do Sul celebra 100 anos - Presidente Odilto Anselmo (camiseta preta) e Dirnei Moreira Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial
Para homenagear algumas das pessoas que se dedicaram a construir essa trajetória, a escola vai distribuir 100 certificados. A cerimônia de entrega será parte da programação do Coquetel do Centenário, que ocorre nesta sexta-feira, a partir das 20 horas na sede da Cruzeirinho, no bairro Primavera, em Novo Hamburgo.

"Queremos prestar uma homenagem para aqueles que sempre contribuíram para a existência da Cruzeiro. Se a Cruzeiro chegou aos 100 anos, foi porque muitas pessoas se dedicaram. Então, achamos uma forma de homenageá-los dando um certificado", afirma o presidente José Odilto Anselmo.

Entre os homenageados, estarão ex-presidentes e ex-membros da diretoria, integrantes antigos da escola e pessoas de fora da instituição que prestaram contribuições importantes aos longo de um século de Cruzeirinho.


O evento inicia com o show da dupla 50 Tons de Pretas. Em seguida, ocorre a entrega dos certificados aos homenageados. A entrada é gratuita. Os festejos do Festival do Centenário começaram no dia 7 de outubro, com uma festa-show que contou com as apresentações dos grupos show da Cruzeirinho e da Protegidos da Princesa Isabel. A programação segue até o dia 6 de novembro.

Programação

No sábado (29), a atração será o Arrastão da Cruzeiro do Sul. Tocando, o grupo show da Cruzeirinho vai descer a Rua Oswaldo Cruz até a sede da escola. O evento contará com a participação de blocos carnavalescos convidados, além da roda do Samba do Cris. O evento se inicia às 16 horas. A entrada é gratuita.

O Festival do Centenário se encerra no dia 6 de novembro, com o Baile dos 100 Anos. As atrações são: Samba do Cris, Grupo SOS, Sem Comentários e o Grupo Show Cruzeiro do Sul.

O Festival do Centenário tem apoio da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo. A sede da Sociedade Cruzeiro do Sul fica na Rua Oswaldo Cruz, número 96, no bairro Primavera.

Presidente Odilto Anselmo
Presidente Odilto Anselmo Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial

Projeto de livro

No mesmo evento, será lançado também o projeto de um livro que vai contar a história da entidade. Com o título "Cruzeiro do Sul - 100 anos de Resistência de um Clube Social Negro no Vale do Sinos", a obra será produzida por um grupo de historiadores. Os trabalhos já começaram. A equipe está pesquisando imagens e entrevistando integrantes da escola que ajudam a recontar a trajetória centenária da Cruzeiro. A obra ainda não tem previsão de lançamento.

Reconhecimento pela dedicação para a Cruzeiro

Dirnei Moreira chegou na Cruzeirinho aos 16 anos. "Eu já residia no bairro e como era a sociedade da raça, comecei a fazer parte", recorda. Hoje, aos 75, ele recorda com alegria os momentos passados junto da entidade. Foi zagueiro do time de futebol e desempenhou diversas outras funções, como secretário e vice-presidente. Atualmente, integra o conselho. Ao lado das dezenas de troféus da Cruzeirinho, não esconde o orgulho ao dizer que ajudou a levantar uns quantos.

Seus quase 60 anos de dedicação serão reconhecidos formalmente no evento de hoje à noite. Moreira será um dos 100 homenageados. As viagens do futebol e os bailes da escola estão bem vivos na memória. Mas, para ele, o que mais marcou dessa longa relação foram as relações que se criaram em função da entidade.

"Recebo com muita satisfação, por tudo aquilo que eu vivi dentro da Sociedade Cruzeiro do Sul e aquela amizade toda que a gente criou e que nos trouxe muitos conhecimentos. Aquele lado familiar, o respeito, o carinho que até hoje eu tenho. A gente se trata como irmãos. A Cruzeiro foi onde eu cresci".

Programação do Festival do Centenário

28/10 - Sexta-feira

Coquetel do Centenário

Lançamento do Projeto do Livro "Cruzeiro do Sul - 100 anos de Resistência de um Clube Social Negro no Vale do Sinos"

Show com 50 Tons de Pretas

Hora: 20 horas

Local: Sociedade Cruzeiro do Sul

29/10 - Sábado

"Arrastão da Cruzeiro do Sul 100 anos"

Grupo Show da Cruzeiro do Sul - Blocos carnavalescos convidados e Samba do Cris

Hora: das 16 às 22 horas

Local: Sociedade Cruzeiro do Sul

06/11 - Domingo

Baile dos 100 anos

Shows com Samba do Cris, Grupo SOS, Sem Comentários e Grupo Show Cruzeiro do Sul

Hora: das 16 às 22 horas

Local: Sociedade Cruzeiro do Sul

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual