Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo VEJA FOTOS

Professores em greve protestam contra reforma da previdência em frente à Prefeitura de Novo Hamburgo

Manifestação havia sido anunciada na quarta-feira (30) pelo Sindicato dos Professores Municipais

Por Redação
Publicado em: 01.12.2022 às 09:55 Última atualização: 01.12.2022 às 09:56

Profissionais da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo estão em greve desde a meia-noite desta quinta-feira (1º). O ato é contra projetos encaminhados pelo Executivo à Câmara de Vereadores que trazem alterações trabalhistas e previdenciárias ao funcionalismo. Nesta manhã, há uma grande mobilização dos servidores públicos em frente ao Centro Administrativo Leopoldo Petry.

A manifestação havia sido anunciada na quarta-feira (30) pelo Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH). 


Os profissionais pressionam a prefeita Fatima Daudt para que retire os projetos relacionados ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipasem). Entre as matérias apresentadas no pacote de reforma, está o aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos, ativos e inativos, e pensionistas do Município de Novo Hamburgo, que se encontra em 14% desde julho de 2020. A proposta é aumentar, compulsoriamente, por 20 anos, a alíquota para 19%. Além dessa alteração, os projetos tratam do aumento no tempo de contribuição, de venda de dívida de reparcelamentos da Prefeitura junto ao Ipasem para o Banco do Brasil e redução na contribuição patronal na assistência médica.

A solicitação do Executivo, apresentada pelo líder do governo, Ricardo Ritter - Ica (PSDB), era que as matérias tivessem o trâmite acelerado e que fossem incluídas em sessões extraordinária, no dia 1º, e ordinária, prevista para 12 de dezembro. "Conseguimos derrubar o pedido de urgência e prorrogar a votação. Queremos a retirada dos projetos e uma negociação justa. Não uma decisão no apagar das luzes que seja prejudicial para a categoria", critica a presidente do SindProfNH, Luciana Martins.

O estado de greve havia sido anunciado na última segunda-feira, após assembleia virtual do SindProfNH.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual