Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo ATENÇÃO!

Aferição do Inmetro em radares de Novo Hamburgo volta a afetar o trânsito nesta terça-feira

Procedimento será feito em equipamentos instalados na Avenida Nações Unidas com a Rua Tapes e na Rua Guia Lopes, próximo à Estrada da Integração Leopoldo Petry

Publicado em: 06.06.2023 às 09:00 Última atualização: 06.06.2023 às 09:24

Dois pontos da cidade deverão sofrer com bloqueios a partir das 9h30 de terça-feira (6). O motivo é que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza aferição anual dos controladores eletrônicos de trânsito (radares), medida que começou na segunda-feira (5) e se encerra nesta terça (6).


Na segunda-feira, procedimento ocorreu na rótula do Pio XII
Na segunda-feira, procedimento ocorreu na rótula do Pio XII Foto: Susi Mello/GES-Especial

Hoje, o procedimento será feito em dois equipamentos instalados na Avenida Nações Unidas com a Rua Tapes e em um equipamento na Rua Guia Lopes, próximo à Estrada da Integração Leopoldo Petry. Para estes casos, a estimativa é demorar cerca de 30 minutos em cada equipamento.

Além do bloqueio parcial, a Guarda Municipal estará no local para orientações ao trânsito. A última aferição nos equipamentos ocorreu em julho do ano passado.


Na segunda-feira, cinco equipamentos no entorno da rótula do Pio XII passaram pela aferição (dois na Avenida Nicolau Becker, dois na Nações Unidas e um na Rua José do Patrocínio). A medida começou pela manhã e se encerrou no começo da tarde.

Técnica em Metrologia e Qualidade do Inmetro no Estado, Dionara Carbone explica que uma vez ao ano o Inmetro precisa aferir os equipamentos para verificar se ele está medindo corretamente a velocidade. "O veículo do Inmetro passa em velocidade de infração, ou seja, acima da velocidade da via. Temos um padrão dentro do carro em que comparamos a velocidade do padrão com a velocidade que o medidor deu", explica.

Em operação desde setembro

Depois de um período de testes, sinalização e interligação entre sistemas, os controladores eletrônicos de trânsito entraram em operação em setembro do ano passado. Os locais foram definidos a partir de estudo que apontou os pontos de trânsito prioritários, entre os 50 cruzamentos da cidade que precisam de algum tipo de fiscalização.

O secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, destaca a redução de 28,4% no número de acidentes no último quadrimestre do ano passado (setembro a dezembro) em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia de coronavírus nestes três pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual