Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo CHEIA HISTÓRICA

Em situação de emergência por causa da enchente, prefeita Fatima fala sobre situação de Novo Hamburgo

Em entrevista à Rádio ABC, Fatima falou sobre a casa de bombas no bairro Santo Afonso, notícias falsas e disse que irá a Brasília nesta semana

Publicado em: 19.06.2023 às 12:15

Em situação de emergência por causa da maior enchente do Rio dos Sinos em dez anos, a prefeita Fatima Daudt atualizou, em entrevista na Rádio ABC 103.3 FM, a situação de Novo Hamburgo. 

Ela afirma que já assinou o decreto de Situação de Emergência e que, agora, o documento será avaliado, antes de liberação de recursos de fora do Município para limpeza e reconstrução das áreas atingidas pela água. "Agora, a nossa obrigação, enquanto administração pública, é atender a todos que necessitam", expôs.

Prefeita Fatima Daudt em entrevista na Rádio ABC 103.3 FM
Prefeita Fatima Daudt em entrevista na Rádio ABC 103.3 FM Foto: Reprodução

Os alojamentos, enfatiza, estão nas áreas mais afetadas, em Canudos, Santo Afonso e Loteamento Integração.

Sobre o alagamento no bairro Santo Afonso, esclarece que "aconteceu devido à grande enxurrada" e que, no local, "quando chove muito, forma um bolsão". No bairro, o ponto de alagamento fica na Vila Marrocos.


Em Canudos, nas áreas afetadas, "a tendência do rio é da água começar a baixar", o que deve levar alguns dias.

Plano de contingência

Fatima explicou na entrevista que uma das primeiras ações do plano de contingência é o aviso a todos os secretários "para que coloquem todos os cargos de confiança em sobreaviso. Então, todos sabem que, no momento em que são chamados, precisam se apresentar".

"Nós já estávamos preparados, esperando este transbordamento do rio. Já estavamos com o nosso plano de contingência pronto para ser operado. De imediato, colocamos nossa equipe nas ruas", afirmou Fatima. A política ainda destacou que a meteorologia esperava que o ciclone fosse mais intenso em Santa Catarina, "mas, de surpresa, [...] ele acabou sendo intenso aqui no Rio Grande do Sul."

Casa de bombas

Sobre a casa de bombas, uma das preocupações especialmente do bairro Santo Afonso, a prefeita reiterou o funcionamento do sistema de drenagem da água. No final de semana, moradores reclamaram da operação do equipamento. Fatima diz que o sistema foi alvo, segundo ela, de mentiras nas redes sociais. 

"Houve muita notícia falsa correndo via redes sociais a respeito da casa de bombas. A casa de bombas está funcionando, funcionou durante todo este período", afirma. Fatima afirma o Ministério Público (MP) foi acionado e que terá uma reunião hoje para tratar sobre supostas acusações que vieram de São Leopoldo, que teria retirado um gradil que evitaria a vinda dos resíduos da cidade vizinha. "Esse lixo todo que vem de São Leopoldo, tem o que vem de Novo Hamburgo também. Esse lixo entra nas bombas, entope as bombas, quebra, então, tu tem que 'trocar o pneu com o carro andando'".

Ida a Brasília

Em agenda já programada com o ministro das Cidades do governo Lula, Jader Filho, Fatima disse que falará sobre a demanda das áreas de risco. Ela diz que a ida a Brasilia será rapida e que a pauta será o problema habitacional da cidade.

"Precisamos urgente de programas habitacionais", citando que já existe o Minha Casa Minha Vida de 2023, mas que "ele precisa entrar em operação urgente" porque "há uma defasagem enorme".

"Para que nós possamos retirar essas pessoas das áreas de risco, nós temos que construir outras unidades habitacionais para, então, realocá-las", resume.

Agradecimento e doações

A mandatária agradeceu às equipes que estão atuando nas ações e destacou o trabalho do Exército brasileiro na cidade.

Ainda destacou que os itens mais necessários no momento são roupas infantis, material de limpeza, vassoura, baldes e água sanitária.

Assista à entrevista

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual