Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo POLÍTICA

CASA DE BOMBAS: Vereadores de Novo Hamburgo articulam instalação de CPI após alagamentos na Santo Afonso

Na sessão desta quarta-feira, Enio Brizola (PT) tentará sensibilizar os demais parlamentares

Publicado em: 21.06.2023 às 13:17 Última atualização: 21.06.2023 às 13:18

Vereadores de Novo Hamburgo começaram, ainda na segunda-feira (19), a reunir assinaturas para a abertura de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal. Desta vez, a pauta deve ser a casa de bombas que atende a bacia do Arroio Gauchinho, no limite com São Leopoldo.

Na terça (20), moradores do bairro Santo Afonso e da cidade vizinha que tiverem as casas alagadas após a forte chuva da última semana cobraram melhorias na estrutura durante ato em frente ao Centro Administrativo Leopoldo Petry, sede da administração hamburguense.

Vereadores de Novo Hamburgo articulam instalação de CPI da casa de bombas
Vereadores de Novo Hamburgo articulam instalação de CPI da casa de bombas Foto: CMNH

A CPI é fruto de uma iniciativa do vereador Enio Brizola (PT), que justificou o pedido de instalação alegando que, durante vistoria realizada na última segunda com mais quatro parlamentares – Cristiano Coller (PTB), Felipe Kuhn Braun (PP), Gustavo Finck (PP) e Lourdes Valim (Republicanos) –, fora constatado "sucateamento e precarização dos equipamentos".

"De sete motores, três funcionavam, sendo um na capacidade normal (600A), e os outros muito abaixo da capacidade de bombeamento, com dificuldade perceptível pelos atritos e oscilações de eixo", detalhou Brizola.

O movimento ganhou força nos bastidores da Casa, mas ainda é embrionário. A articulação tem como propósito, conforme o parlamentar, investigar o mau funcionamento da estrutura, que seria um dos fatores que contribuíram para os alagamentos registrados no limite entre as duas cidades após as fortes chuvas provocadas pelo ciclone extratropical na última semana.

Conforme Brizola, o requerimento está formulado, e algumas assinaturas já foram coletadas. O próximo passo ocorrerá durante a sessão desta quarta-feira (21), que se inicia às 14 horas, quando o parlamentar tentará sensibilizar os demais vereadores.


"Entendemos que esse sucateamento da casa de bombas é o único responsável pelos alagamentos no bairro Santo Afonso, causando prejuízos materiais, emocionais, pessoas faltando ao trabalho, sem citar que uma vida foi perdida. Então, nos sentimos na obrigação de apurar as causas e responsabilidades de toda essa tragédia", justificou.

Para que uma CPI seja instalada na Câmara hamburguense, o requerimento precisa reunir ao menos cinco assinaturas dentre os 14 vereadores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual