Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo NOVO HAMBURGO

Corpo necrosado: Hospital se manifesta sobre caso de idoso que teve membros amputados após buscar atendimento para tratar ferida

Danilo Greff, de 66 anos, está internado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo desde o dia 5 de junho

Publicado em: 30.06.2023 às 21:45 Última atualização: 30.06.2023 às 21:49

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) falou, em nota, sobre a situação do paciente Danilo Greff, de 66 anos, internado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo desde o dia 5 de junho. De acordo com familiares, o idoso buscou atendimento na casa de saúde para tratar de uma ferida na perna, mas teve o grande parte do corpo necrosada e precisou passar por amputações de membros.

Hospital Municipal de Novo Hamburgo / HMNH | Jornal NH
Hospital Municipal de Novo Hamburgo / HMNH Foto: Arquivo/GES-Especial


Publicidade
Conforme o irmão de Danilo, Sidinei Damião, 47, o aposentado procurou a instituição por problemas gerados pela má circulação de sangue. “Funcionários do hospital disseram que haviam dado uma medicação muito forte e deu reação nele. Apareceram um monte de manchas pretas no corpo e estouraram bolhas de água que não cicatrizam e geraram infecção”, detalha.

Em posicionamento, a Fundação afirmou que Danilo teve uma reação alérgica ao medicamento que recebeu. No entanto, ressaltou que alergias ou intolerâncias a medicamentos pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer época da vida. "É uma doença extremamente grave e de difícil tratamento", diz a nota. 

A casa de saúde afirmou também que, no momento, o paciente está sendo medicado e acompanhado por uma equipe de médicos vascular, clínico e infectologista. 

Leia o posicionamento da instituição na íntegra:

"O paciente Danilo Greff chegou ao hospital no dia 5 de junho para tratar de um ferimento na perna e recebeu todo o atendimento necessário para isso. No entanto, apresentou uma farmacodermia, ou seja, uma reação alérgica ao medicamento. Cabe ressaltar que a alergia aos medicamentos e intolerância medicamentosa podem ocorrer em qualquer pessoa, alérgica ou não, em qualquer momento da vida. É uma doença extremamente grave e de difícil tratamento. O paciente está sendo medicado e acompanhado por uma equipe multidisciplinar que envolve médicos vascular, clínico e infectologista. A resposta ao tratamento depende de cada indivíduo."

Situação de Danilo

Morador do bairro Santo Afonso, em pouco menos de um mês de internação, Danilo já teve ao menos oito dedos dos pés amputados. Sidinei conta que, além das pernas, as feridas já atingiram as mãos e inclusive o rosto do idoso.

Ainda de acordo com o irmão, o médico que acompanhava o caso pediu afastamento e outro profissional assumiu. No entanto, mas a família segue sem um diagnóstico. “Eles não sabem dizer o que deu. A gente chega lá no médico e ele não tem uma resposta. Só dizem que não tem o que fazer. O que dá a entender é que ele vai ficar lá até chegar a óbito”, diz.

Com o intuito de investigar o caso, a família fez uma denúncia na ouvidoria do HMNH e abriu uma queixa criminal no Ministério Público (MP) de Novo Hamburgo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual