Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo NOVO HAMBURGO

Moradores do bairro Santo Afonso preocupados com previsão de chuva protestam na casa das bombas

Bairro foi um dos mais atingidos pelo ciclone extratropical do mês passado. Prefeitura afirma não há alagamentos nem risco no momento

Publicado em: 04.07.2023 às 19:19

Em meio ao risco da chegada de um novo ciclone a Novo Hamburgo, moradores do bairro Santo Afonso mostram preocupação com a segurança dos lares. O bairro foi um dos mais atingidos pelas chuvas causadas pelo ciclone extratropical registrado no final de junho, e segundo as pessoas que vivem no entorno, a causa seria o mau funcionamento das bombas de água que atendem a região.


Moradores do bairro Santo Afonso protestaram na casa de bombas que atende a região | Jornal NH
Moradores do bairro Santo Afonso protestaram na casa de bombas que atende a região Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (4) um grupo de aproximadamente 50 pessoas foi até a casa de bombas do bairro. De acordo com representantes dos moradores, que preferiram não se identifcar, apenas um equipamento está funcionando.


Publicidade
Os manifestantes chegaram a entrar no local sem autorização do governo. Eles foram dispersos pela Guarda Municipal.

A prefeita Fatima Daudt (MDB) realizará a partir das 20h uma live nas suas redes sociais (Facebook e Instagram) para abordar os estragos causados pelas chuvas de junho. A prefeita ainda afirmou que deve anunciar medidas preventivas para as chuvas previstas nesta semana, o que inclui o tema da casa de bombas do bairro Santo Afonso.

Previsão da Metsul Meteorologia aponta para a chegada de grande volume de chuvas na sexta-feira, com possibilidade de um novo ciclone extratropical. Morador do bairro há 35 anos, o segurança aposentado Luiz Alberto Dias, 57 anos, diz estar preocupado com a previsão de chuvas.

“Não temos o que fazer, só ficar alerta e correr de novo”, prevê Dias. De acordo com ele, devido a enchente de junho ele perdeu todos os móveis, algo que nunca tinha acontecido antes. “A água sempre chegou próximo, mas nunca invadiu a casa, e não foi só a minha, a dos familiares que moram perto também”, relata.

Prefeitura diz não haver risco

Através de nota, o governo municipal afirmou que está aproveitando o momento de tempo seco para garantir o funcionamento das bombas de água. Segundo o governo, também "não há alagamentos nem risco no momento na área atendida pela Casa de Bombas."

Confira abaixo a nota completa

A Prefeitura de Novo Hamburgo está aproveitando o momento sem chuva para a necessária manutenção nas bombas após mais de 100 horas de funcionamento ininterruptos por conta do ciclone extratropical. A Prefeitura compreende a apreensão de moradores, mas lembra que não há alagamentos nem risco no momento na área atendida pela Casa de Bombas.

Eduardo Amaral

Entre em contato com
Eduardo Amaral

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual