Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo DEMOCRACIA EM EXERCÍCIO

Estudantes de Novo Hamburgo começam a escolher os vereadores mirins

Projeto da Câmara Municipal busca aproximar adolescentes do dia a dia da política

Publicado em: 05.07.2023 às 11:14 Última atualização: 05.07.2023 às 14:48

Começou nesta terça-feira (4) mais uma etapa do projeto Vereador Mirim, que busca aproximar estudantes de Novo Hamburgo da vida política da cidade. Nesta etapa do projeto, estudantes das escolas participantes votaram em seus candidatos para assumir o cargo.

Luíza com seu título de eleitor | Jornal NH
Luíza com seu título de eleitor Foto: Júlia Taube/GES Especial

A votação vai até a próxima sexta-feira (7) e deve envolver cerca de 2,5 mil estudantes de sete escolas da cidade, desde o 2º ano do Ensino Fundamental até o 3° Ensino Médio. Apesar da iniciativa existir desde 2017, este é o primeiro ano em que a urna eletrônica é utilizada.

Nesta quarta-feira (5), foi a vez da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Machado de Assis realizar a votação. Os alunos escolheram, entre os nove candidatos, três nomes para serem os seus vereadores representantes. 

Com apenas 7 anos, a estudante do 2° ano Luíza Garcia Camargo ficou atenta às propostas apresentadas. Segurando o título de eleitor produzido em aula, similar ao que é utilizado em eleições tradicionais, ela votou em seus candidatos e relembra que em ano eleitoral, ela costuma acompanhar seus pais até a urna. "O que eu achei mais interessante foi a proposta de colocar um guarda na rua por causa do estacionando porque estacionam em muitos lugares proibidos e podem causar acidente", relata ela sobre as propostas que ouviu. 

Vereadores mirins são eleitos em escolas de Novo Hamburgo  | Jornal NH
Vereadores mirins são eleitos em escolas de Novo Hamburgo Foto: Júlia Taube/GES Especial

De acordo com o professor de Português e coordenador do projeto na Emeb, Dario de Mattos, as propostas apresentadas foram pensadas com o intuito de mudar a realidade em que os próprios estudante vivem. Através disso, surgiram ideias de espaços de convivência, elevador com acesso ao segundo pavimento e segurança.  "O projeto ensina eles a pensarem na comunidade, na cidade, na escola e enxergar o que precisa ser mudado. Depois, todos eles vão pensar em quem eles querem e foi muito legal ver que eles queriam mesmo votar no projeto e não no amigo", diz. 

 


Publicidade

Novidades

Além da parceria com o Superior Tribunal de Eleitoral (TRE) para a utilização das urnas eletrônicas, a novidade deste ano é também a participação de alunos da rede estadual e privada de Novo Hamburgo. Na terça-feira foi a vez dos alunos do Instituto Seno Frederico Ludwig simularem o dia da eleição. Os estudantes ainda adolescentes se envolvem em todas as etapas do processo eleitoral, atuando como mesários, eleitores e, claro, candidatos.

Jade Rocha Resch, 14 anos, estudante do nono ano do Seno Frederico Ludwig, diz sempre ter achado política um tema desinteressante e de menor importância. A partir das palestras e encontros do programa, começou a surgir um desejo pelo tema que a levou a ser uma candidata ao cargo de vereadora mirim.

“Depois das palestras achei que seria interessante participar, e foi muito bom. Acho que é importante decidir em quem a gente vai votar”, relata a candidata mirim. Jade diz que o interesse pelo tema veio realmente após ela visitar junto com os colegas a Câmara de Vereadores e entender melhor o trabalho realizado no Legislativo.

Também estudante do nono ano na escola, Samuel Meira, 16 anos, já pode tirar o título neste ano. No projeto, ele pode ter contato direto com a urna eletrônica e entender melhor o funcionamento do sistema eleitoral. “Foi uma experiência muito boa, achei inovador porque a gente entender melhor como funciona a urna”, avalia.

Mesmo assim, Samuel diz ainda não ter interesse em tirar o título eleitoral para votar na eleição municipal de 2024. Ainda assim, ele procurou ser criterioso na hora escolher os vereadores mirins. “Escolhi aqueles que são mais inteligentes”, resume.

Mais participativo

Estudante do primeiro ano do ensino médio, Yasmin Aires, 16 anos, desempenhou o papel de mesária na sessão eleitoral montada na quadra da Seno Frederico Ludwig. Para ela, a experiência a motivou a tirar o título de eleitor e votar no próximo pleito.

“Eu não tinha muita vontade, mas agora tendo essa experiência deu mais vontade de votar”, conta Yasmin. Além da motivação para participar do processo eleitoral, ela também pode aproveitar o momento para socializar mais com os colegas. “Está sendo muito boa a experiência, consigo interagir com os outros alunos.”

Luiz Henrique Rocha da Silva, 16 anos, que trabalhava junto Yasmin como mesário, conta que a experiência lhe permitiu entender melhor o funcionamento do sistema de votação.
“Foi uma oportunidade de aprender melhor como funciona o sistema. Ser mesário me deu vontade de tirar meu título e não deixar os outros votarem por mim.”

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual