Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo NOVO HAMBURGO

"Ficamos indignados": Moradores reclamam do corte de árvores plantadas há mais de 50 anos em frente de casa

Espécies foram removidas pela RGE enquanto o casal de idosos, que mora na Rua Joaquim Manuel de Macedo, estava fora

Publicado em: 10.07.2023 às 10:17 Última atualização: 10.07.2023 às 10:17

Uma atitude inesperada da Rio Grande Energia (RGE) surpreendeu o casal de aposentados Ana Maria dos Santos, 77 anos, e José Abílio dos Santos, 80, moradores de Novo Hamburgo. Quando retornaram para casa na última sexta-feira (7), na Rua Joaquim Manuel de Macedo, bairro Vila Rosa, as três árvores que ficam em frente a residência, plantadas por eles mesmos há 50 anos atrás, haviam sido removidas pela companhia de energia. De acordo com os moradores, a empresa não informou o motivo.

"Saímos de manhã quando eles ainda estavam ali. Parecia que estavam podando os galhos, como sempre fazem. Quando voltamos, simplesmente haviam sido cortadas. Ficamos indignados. Tive que tomar dois comprimidos para baixar a pressão, de tão nervoso que fiquei", relata Santos.

Ana e José moram há 54 anos no mesmo local. As espécies foram plantadas por eles quando o quarto filho do casal nem havia nascido, e representavam uma memória afetiva e um apego emocional dos moradores. "Como assim, nós plantamos essas árvores e vem alguém aqui e faz isso? Para que isso? Isso é um crime ambiental. Cada árvore nossa tem uma história", afirma Ana Maria.


Como eram as árvores antes da remoção | Jornal NH
Como eram as árvores antes da remoção Foto: Reprodução Google Maps


Publicidade
De acordo com os moradores, as árvores davam flores e faziam sombra na calçada, além de estarem na memória e nas fotos de toda a família. "Foi um baita de um susto. Isso é um desrespeito. Daqui a pouco a cidade não vai mais ter árvores. Se plantarem novas, provavelmente eu nem vou estar viva para ver a primeira nascer", lamenta Ana.

O que diz a RGE

A empresa se manifestou através de um comunicado. "A RGE informa que está executando ações do Programa Arborização + Segura no local. O Programa é uma parceria da empresa com a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, que tem o objetivo de identificar árvores que possuem conflito com a rede elétrica, ou coloquem em risco a população, e substituir por espécies adequadas ao convívio urbano. As atividades estão amparadas legalmente pela licença ambiental estadual e pelo aceite municipal das substituições. A distribuidora afirma ainda que os plantios ocorrerão no mesmo local da supressão. Cada árvore substituída será compensada pelo plantio de quatro mudas escolhidas pelo município."

Laura Rolim

Entre em contato com
Laura Rolim

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual