Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo ETAPA VENCIDA

"Uma vitória muito importante": Aluna de 50 anos comemora a formatura no ensino fundamental pelo EJA

Estudantes de cinco escolas de Novo Hamburgo receberam os certificados de conclusão do Ensino Fundamental na quarta-feira

Publicado em: 20.07.2023 às 11:35 Última atualização: 20.07.2023 às 11:38

Ela tinha 12 anos quando deixou de vez os estudos após inúmeras mudanças de cidades, que lhe traziam dificuldades. Mas aos 50 anos, Shirlei Santos, conseguiu nesta quarta-feira (19) receber o certificado de conclusão do ensino fundamental.

Shirlei era uma das dezenas de estudantes de Novo Hamburgo que se formaram no Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A cerimônia, realizada no Salão de Atos do Colégio Marista São Marcelino Champagnat, contou com alunos de cinco escolas municipais de Novo Hamburgo. Foram elas as EMEBs Boa Saúde; Eugênio Nelson Ritzel; João Baptista Jaeger; Senador Salgado Filho e Elvira Brandi Grin.


Publicidade
Atualmente supervisora de limpeza, Shirlei nunca deixou de valorizar o aprendizado na sala de aula. Para concluir o fundamental, ela voltou para a escola Elvira Brandi a cerca de um ano, e reconhece a falta que os ensinamentos das salas de aula fizeram ao longo da vida. "Passei por muitas coisas nessa vida por não ter estudo, por ter muitos filhos, por trabalhar sempre com limpeza e faxinas."

Seus seis filhos puderam acompanhar ela concluir uma importante fase da vida. "É um incentivo para eles, com certeza, hoje estão me assistindo orgulhosos de mim."

Ela ainda tem sonhos a realizar

Apesar das dificuldades de retornar aos estudos, Shirlei não quer parar no fundamental. O primeiro passo é concluir o curso técnico em segurança do trabalho e depois, no futuro, cursar assistência social "que sempre foi meu sonho".


Supervisora de limpeza Shirlei Santos, 50 anos, concluiu o ensino fundamental através do EJA | Jornal NH
Supervisora de limpeza Shirlei Santos, 50 anos, concluiu o ensino fundamental através do EJA Foto: Bruna Provenzano/SMED

Para receber o certificado do EJA, Shirlei escolheu um vestido de noite, colocou brincos e caprichou na maquiagem, tudo para valorizar o momento. "Para muitas pessoas pode ser pouco, mas para mim é muito importante, uma vitória muito importante".

Diretora de educação da Secretaria Municipal da Educação (Smed) Neide Beatriz Rodrigues Vargas, vai ao encontro de Shirlei ao avaliar as possibilidades de futuro dos formados. "É muito importante esse momento porque marca a finalização de uma etapa e a possibilidade de continuar estudando e fazer até mesmo uma faculdade."

Reinclusão

Neide ainda ressalta como a finalização da etapa de ensino amplia os horizontes dos estudantes. "Possibilidade de ampliação de mundo, possibilidade de melhoria na questão econômica e social."

A diretora ressalta a importância de quase recuperação desses alunos afastados, pelos mais variados motivos, da educação formal. "Tem uma relevância no momento que a gente inclui novamente na educação pessoas que em determinado momento da vida foram excluídas do ensino regular."

Eduardo Amaral

Entre em contato com
Eduardo Amaral

Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual