Publicidade
Notícias | País Clima

Instabilidade que atuou no Leste gaúcho provocou granizo em Curitiba

Também houve registro do fenômeno em São Joaquim e outros municípios do Planalto Sul Catarinense

Publicado em: 04.11.2020 às 12:14 Última atualização: 04.11.2020 às 12:15

Registro de granizo em Curitiba nesta terça-feira (3) Foto: Reprodução/MetSul

Temperaturas abaixo da média, vento e chuva passageira atingiram - e seguem atingindo - boa parte do Rio Grande do Sul. Até o fim de semana, a tendência é que os termômetros no Estado sofram elevação, especialmente no período da tarde. Porém, na terça-feira (3), em Curitiba, capital paranaense, temporais de granizo foram registrados. 

O fenômeno ocorreu acompanhando áreas de instabilidade que atuaram no Leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Em Curitiba, a precipitação de granizo foi volumosa em diversos pontos e o gelo chegou a acumular. Segundo meteorologistas, a formação de nuvens se desenvolveu de forma vertical, gerando tempestades de granizo com a magnitude que atingiu Curitiba e região. Mundialmente há avisos de risco de granizo e da possibilidade das pedras de gelo terem maior dimensão, mas nenhum serviço meteorológico prevê granizo com acumulação para uma cidade qualquer porque fenômeno localizado. 

Caiu granizo também em São Joaquim e em outros pontos do Planalto Sul Catarinense. Assim como ocorreu em Curitiba, o granizo chegou a acumular na base da Força Aérea Brasileira que está no cume do Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual