Publicidade
Notícias | País Calamidade

Santa Catarina entra em colapso por Covid, afirma secretário de Saúde

Em ofício enviado a todos os secretários de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro alerta para falta de insumos, principalmente os relacionados aos "kits intubação"

Publicado em: 25.02.2021 às 14:22 Última atualização: 25.02.2021 às 14:24

Fiscalização está reforçada em todo o estado de Santa Catarina Foto: GMF/Divulgação
Com 652.895 casos de Covid confirmados e 7.114 mortes associadas à doença, Santa Catarina vê a pandemia sair de controle. O secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, já admite que o Estado está "entrando em colapso". A informação é o jornal ND+.

"Preciso informar a todos que a situação da pandemia deteriorou no estado todo e, a exemplo do que acontece nas regiões mais a oeste, estamos entrando em colapso!", disse o secretário em mensagem enviada aos prefeitos de toda Santa Catarina. Ele pede "medidas emergenciais" para "diminuir significativamente a circulação das pessoas" em razão do agravamento da epidemia de coronavírus no Estado.

No ofício encaminhado aos 295 secretários municipais de saúde, Ribeiro alertou para a manutenção dos estoques de insumos, principalmente os relacionados aos “kits intubação”. 

"Solicito aos gestores municipais que tomem medidas emergenciais para diminuir significativamente a circulação das pessoas, mantendo apenas serviços essenciais e que convoquem toda a força de trabalho da Saúde para o enfrentamento. Estamos mobilizados para fazer todo o possível para diminuir sofrimentos impostos às pessoas, mas a força e gravidade deste momento estão suplantando o resultado das nossas ações”, disse.

Santa Catarina está com taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública em  91,2%: dos 1.554 leitos existentes no estado, apenas 137 estão vagos. 


Quer receber notícias como esta e muitas outras diretamente em seu e-mail? Clique aqui e inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.