Publicidade
Notícias | País JUSTIÇA

JOÃO DE DEUS: Médium é condenado a quase 100 anos por crimes sexuais

Sentençã é por crimes de estupro de vulnerável e de violação sexual mediante fraude; o médium já tem 370 anos de reclusão

Publicado em: 11.07.2023 às 10:36 Última atualização: 11.07.2023 às 10:37

O médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, foi condenado a quase 100 anos de prisão, nesta segunda-feira (10). As condenações são referentes aos crimes de estupro de vulnerável e de violação sexual mediante fraude, cometidos em Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal.

João de Deus é condenado a mais 99 anos de prisão | Jornal NH
João de Deus é condenado a mais 99 anos de prisão Foto: Renata Costa/TV Anhanguera

Conforme o Portal G1, a defesa do João de Deus afirma que ainda não foi intimada sobre as sentenças e que a defesa irá recorrer, caso as novas sentenças adotem metodologias anteriores.

A sentença do médium, nas três ações, foi somada em 99 anos, 8 meses e 15 dias de reclusão, em regime fechado. Ele também deverá pagar uma indenização no valor de R$ 100 mil por danos morais às vítimas. Ao total, oito pessoas foram consideradasa vítimas em crimes praticados entre 2010 e 2018.

Mesmo com a condenação em regime fechado, João de Deus continua em prisão domiciliar. Restam ainda quatro processos para serem julgados, todos já estão em fase de alegações finais, segundo o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Atualmente, a sua pena é de 370 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão.

O médium está preso desde 2018 após ser exposto no programa “Conversa com Bial” e no jornal “O Globo”. Ele foi liberado para cumprir a pena em prisão domiciliar em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19. De acordo com o Ministério Público, é improvável que ele retorne à penitenciária por causa da idade.

Mais de 320 mulheres falaram sobre os abusos sexuais que sofreram enquanto recebiam atendimento de João de Deus. As denúncias foram investigadas por uma força-tarefa e em poucos dias mais de 600 relatos similares foram recebidos.

As vítimas são de vários estados brasileiros e ao menos de dez países, como Holanda, Estados Unidos e Austrália.

*Conteúdo revisado por Kelly Veronez.

Yasmin Mallmann

Entre em contato com
Yasmin Mallmann

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual