Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Impasse na prefeitura

Ficha um na linha sucessória, presidente da Câmara de Parobé prega cautela

Caso a Justiça determine afastamento imediato do prefeito Irton Feller, Maria Eliane Nunes é quem assume o cargo até a realização de novas eleições

Por João Victor Torres
Publicado em: 16.10.2019 às 17:10 Última atualização: 16.10.2019 às 21:05

Maria Eliane Nunes (MDB) afirma que gestão de Feller é boa e, caso venha assumir o Executivo, tem intenção de dar continuidade às ações Foto: Eduarda Rocha/Câmara de Vereadores de Parobé
O município de Parobé, com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de terça-feira (15), está cada vez mais próximo de uma nova eleição para definir quem comandará a cidade pelo menos até o final do próximo ano. A determinação vinda de Brasília rejeitou recurso por parte da defesa do prefeito Irton Feller (MDB) para obter registro de candidatura. Com a negativa na capital federal, resta como alternativa ao emedebista buscar embargos de declaração para contestar a sentença.

Como o acórdão não foi publicado pela Justiça, que deve servir como nortear as próximas providências perante o caso, restam dúvidas sobre a permanência de Feller no cargo. Com a inelegibilidade do prefeito eleito em 2016, que também atinge a companheira de chapa, a vice-prefeita Marizete Pinheiro (PP), num eventual afastamento imediato quem assume o posto de prefeita interina é a presidente da Câmara de Vereadores, Maria Eliane Nunes (MDB).

Da mesma forma como os demais atores envolvidos no processo, a representante máxima do Legislativo parobeense diz que o momento exige cautela para esperar os próximos passos a respeito do caso. Maria Eliane não faz nenhuma projeção sobre a possibilidade de ser alçada ao Executivo. “Isso é algo que não passa pela minha cabeça neste momento, mas se for a decisão da Justiça, vou procurar me reunir com a equipe e analisar a situação”, afirmou.

A presidente da Câmara fez elogios à gestão de Feller e Marizete e classifica o governo como “ótimo”. Além disso, manifestou a intenção – se efetivamente assumir o cargo – de dar continuidade aos projetos e ações em andamento no município. Por outro lado, afirma que não mudará a postura conciliadora que adota no Legislativo, se chegar ao Executivo.

Se deixar o cargo, prefeito garante que não fará interferência no próximo governo

Feller, em entrevista concedida à Rádio ABC, considera a decisão praticamente “irreversível” e afirma que pretende acatar a determinação judicial. Com um pé fora da prefeitura perante a incerteza se permanece ou não no cargo, o líder do Executivo parobeense evita fazer planos para os próximos dias ou meses. Durante a conversa com o jornalista João Carlos Ávila, no programa Ponto e Contraponto, chegou a afirmar que tem como meta daqui para frente manter as contas e pagamentos em dia.

Por outro lado, fez questão de deixar clara posição de evitar qualquer tipo de interferência numa eventual gestão de Maria Eliane. Feller disse que, se for chamado, poderá colaborar. “Quando ela sentar naquela cadeira, será a prefeita e determinará como as coisas devem acontecer. Não terá nenhuma forma de ingerência da minha parte. Eu posso auxiliá-la, se for o caso, e ela quiser efetivamente isso. Não tenho nenhum desejo de fazer ingerência no governo dos outros”, disse.

Além disso, o emedebista ressaltou que não pretende se transformar numa sombra a quem ficar, eventualmente, em seu lugar. “Já fui prefeito, fui sucessor e sucedido. É muito ruim quando o prefeito anterior não desencarna e fica lá em cima da gente querendo determinar como as coisas devem ser feitas. Tenho isso muito claro na minha cabeça”, complementou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.