Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Política

Câmaras de Vereadores da região alteram leis da Ficha Limpa

Em Novo Hamburgo e Estância Velha projetos, em tramitação ou já aprovados, padronizam e tornam mais rígidas nomeações de servidores

Por João Victor Torres
Publicado em: 26.11.2019 às 04:00

Prédio da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo Foto: Câmara NH/Divulgação
Pelo menos duas câmaras de vereadores da região, casos de Novo Hamburgo e Estância Velha, analisam - ou ainda estudam - mudanças e adequações às leis municipais da Ficha Limpa. A opção hamburguense, a partir de projeto assinado pelo vereador Raul Cassel (MDB), que também preside o Parlamento do Município, foi padronizar requisitos de nomeação dos cargos de confiança, assim como a de servidores do quadro efetivo que podem vir a receber funções gratificadas.

Atualmente, a cidade conta com duas legislações: uma para o Legislativo e outra para o Executivo e Administração Indireta, que envolvem as autarquias. "O que fizemos foi uma grande análise perante as legislações em vigor e resolvemos unificá-la. Ou seja, com este projeto, a intenção é padronizar os critérios", pondera Cassel.

A proposição foi apresentada pelo presidente da Casa no dia 13 deste mês. Após isso, o projeto de lei complementar foi encaminhado à Procuradoria da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo. Apenas após tramitar nas comissões é que vai a Plenário.

No outro lado da BR

Já em Estância, o vereador Diego Francisco (PSDB) teve proposta aprovada na terça-feira da semana passada para proibir a contratação ou nomeações de servidores com condenações por crimes tipificados na Lei Maria da Penha. De acordo com o tucano, a motivação para a proposição está ligada aos elevados números da violência contra a mulher. "Os índices são alarmantes e precisamos agir para coibir situações como esta", argumenta. O texto agora seguiu para sanção da prefeita Ivete Grade (MDB).

Ação serve para moralizar

Conforme Cassel (foto), a proposta serve como uma forma de "moralização da administração pública municipal", destaca o presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, na justificativa para o projeto de lei.

Panorama nacional e local

9 anos. Este é o período que vigora a Lei da Ficha Limpa no País, sancionada em 2010, pelo então presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT). Depois disso, municípios e Estados criaram legislações específicas para suas localidades sobre o tema, como as cidades de Novo Hamburgo e Estância Velha, por exemplo.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.