Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Veja os melhores horários

Veja os melhores horários para pegar a estrada no feriadão de carnaval

Segundo a CCR ViaSul, cerca de 156 mil veículos devem pegar a free way (BR-290) rumo ao litoral no feriadão

Publicado em: 21.02.2020 às 09:48

Condições de tráfego serão melhores a partir das 13 horas de sábado Foto: PRF

O movimento das estradas se intensifica a cada feriado; e no carnaval não será diferente. Segundo a CCR ViaSul, cerca de 156 mil veículos devem pegar a free way (BR-290) rumo ao litoral no feriadão. Estão previstos, ainda, que 74 mil veículos passem pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha nesta sexta-feira (21) e 82 mil no sábado (22), dia em que é aguardado o maior movimento do verão.

No domingo (23), outros 30 mil devem se deslocar sentido litoral.Na BR-101, no pedágio em Três Cachoeiras, a expectativa é de que 42 mil veículos sigam em direção a Torres e Santa Catarina, sendo 22 mil na sexta e 20 mil no sábado.

 

Melhores horários

Para evitar longos congestionamentos nos horários de maior movimento, a concessionária sugere alguns horários para pegar a estrada, a fim de evitar transtornos: até o meio-dia na sexta-feira ou após as 20 horas no sábado.

Para o retorno, a recomendação é para que os motoristas iniciem seu deslocamento à capital e região metropolitana de Porto Alegre até as 10 horas da terça-feira (25) ou após as 16 horas da quarta-feira (26).

A CCR ViaSul reforça aos usuários que redobrem a atenção em seus deslocamentos e respeitem a velocidade máxima das rodovias. Para emergências e informações, Disque CCR ViaSul 0800-000-0290.

Obras terão restrição de horários

Em função do feriado, as intervenções com interdição de pista terão horários restritos em todo o trecho concedido à CCR ViaSul, conforme segue:


Sexta-feira (21) – todo o período
BRs 101 e 290 todo o trecho, sentido capital – litoral
BR-290 kms 96 e 98, sentido litoral - capital
BR-386, ambos os sentidos, a partir das 14h

Sábado (22) – todo o período
BRs 101 e 290 todo o trecho, sentido capital – litoral
BR-290 kms 96 e 98, sentido litoral - capital
BR-386 - ambos os sentidos

Domingo (23) – entre 12h e 24h
BRs 101 e 290 todo o trecho, sentido litoral - capital
BR-290 kms 96 e 98, sentido capital – litoral

Segunda-feira (24) – entre 12h e 24h
BRs 101 e 290 todo o trecho, sentido litoral - capital
BR-290 kms 96 e 98, sentido capital – litoral

Terça-feira (25) – todo o período
BRs 101 e 290 todo o trecho, sentido litoral - capital
BR-290 kms 96 e 98, sentido capital – litoral
BR-386, ambos os sentidos a partir das 12h

Quarta-feira (26) – todo o período
BRs 101 e 290 todo o trecho, sentido litoral - capital
BR-290 kms 96 e 98, sentido capital – litoral
BR-386, ambos os sentidos durante a manhã

Consumo de álcool preocupa no feriado

A diretora institucional do Detran RS, Diza Gonzaga, destaca que o feriado prolongado do carnaval é preocupante porque as pessoas se excedem na bebida. Ela recomenda que pais alertem seus filhos e que amigos orientem seus amigos. "Amigo de verdade é quem não deixa amigo dirigir depois de beber", salienta.

Diza lembra que pedestres devem ficar atentos e respeitar as leis de trânsito. "Quando falamos em embriaguez, não nos referimos somente a condutores, mas se uma pessoa andar a pé deve ter cuidado com atropelamentos", reforça.

Recomendações

- Em hipótese alguma dirija depois de beber ou utilizar drogas. Seu raciocínio e reflexo ficam mais lentos.
- Revise seu veículo. Verifique se os freios estão em boas condições, se os pneus não estão com desgaste excessivo ou fora da validade.
- Respeite a sinalização. As maiores causas de acidentes nas rodovias são o excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas.
- Utilize o cinto de segurança e, para as crianças, cadeirinha adequada para a idade. Em motocicletas, utilize o capacete bem afivelado.
- Evite viajar à noite. A visibilidade fica mais baixa, fazendo com que os motoristas demorem mais a visualizar algum risco iminente. Chuva e neblina também diminuem a visibilidade.
- Não utilize o celular ao volante. O tempo em que se tira os olhos da via para uma ligação ou leitura de mensagem é suficiente para um acidente.
- Se "virar a noite" em festa, evite dirigir - o risco de dormir ao volante é alto. O cansaço pode ter efeitos semelhantes ao da embriaguez.
Fonte: Associação dos Peritos Criminais do Rio Grande do Sul (Acrigs)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.