Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Imunização

Crianças, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência recebem a vacina da gripe a partir de hoje

Inicia-se hoje a terceira fase da campanha nacional de vacinação contra a Influenza, que foi dividida em dois momentos; imunização segue até o dia 5 de junho, sem Dia D neste ano, a fim de evitar aglomerações

Por Bianca Dilly
Publicado em: 11.05.2020 às 06:00

Vacinação para a gripe é feita em prédio nos fundos da Casa da Vacina de Novo Hamburgo Foto: Micheli Aguiar/GES-Especial
Crianças de seis meses e menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias podem procurar unidades de saúde a partir desta segunda-feira (11) para se vacinarem contra a gripe. Inicia-se hoje e ocorre ao longo da semana a terceira fase da campanha de proteção contra a Influenza, voltada para o novo público-alvo. Até o momento, já receberam prioridade na imunização os idosos, profissionais da saúde, segurança e sistema prisional, caminhoneiros e trabalhadores do transporte, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e população indígena.

Um novo lote, com 900 mil doses da vacina, chegou ao Estado na última semana. As remessas foram repassadas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e, então, aos municípios. Novo Hamburgo, por exemplo, já recebeu um novo quantitativo de 17 mil doses, que foram distribuídas entre os postos de saúde. Outras cidades, como Campo Bom e Taquara, ainda aguardavam a nova remessa, mas afirmam que iniciarão a nova fase com as doses restantes das etapas anteriores.

Novo Hamburgo

Nesta manhã, para quem chegava à Casa de Vacina, na Avenida Coronel Frederico Linck, a vacina da gripe era aplicada no prédio dos fundos, onde se formou uma pequena fila por volta das 8h05. O restante das vacinas era aplicada normalmente no prédio principal.  

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará as vacinas nas unidades de saúde, conforme horário de atendimento. A população pode consultar a SMS sobre a oferta de doses pelos telefones (51) 3097-9445 ou 3097-9412, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. O novo lote foi recebido na última quinta-feira. Todas os postos estão abastecidos, segundo a Prefeitura. O Município já atingiu as metas de vacinação dos idosos e profissionais da saúde.

Locais de vacinação em Novo Hamburgo

As Unidades de Saúde da Família (USFs) funcionam das 8 às 17 horas, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 7 às 17 horas e a Casa da Vacina das 8 às 16 horas.

- USF Palmeira
R. Nazaré, 215 – Vila Palmeira - Santo Afonso

- USF Petrópolis
R. Luxemburgo, 1570, Petrópolis

- USF Mundo Novo
Rua João Nunes da Silva, 33, Canudos

- USF Operário
Rua São Marino, 88, Operário

- USF Morada dos Eucaliptos
R. Oscar Bender, 1000, Marissol

- USF Kraemer / USF São Jorge
Rua Pedro José Treis, 711, São Jorge

- USF Boa Saúde
R. Floresta, 666, Boa Saúde

- USF Kroeff
R. Arlindo Silveira Martins, 55

- USF Guarani
R. Demétrio Ribeiro, 1089, Guarani

- USF Liberdade
R. Miranda,201, Liberdade

- USF Redentora
R. Tamoio, 585, São José

- USF Getúlio Vargas
R. Bruno Werno Storck,147, Canudos

- USF Lomba Grande
R. Odete Correa Schuck,125, Lomba Grande

- USF Rondônia
R. Bahia, 450, Rondônia

- USF Kephas
R. Bernardo Ludwig, 196, São José

- USF Roselândia
R. Benjamin Altmaier,455, Roselândia

- USF Iguaçu
R. dos Professores, 110, Canudos

- UBS Canudos
Rua Silvio Christmann, 1451, Canudos

- UBS Santo Afonso
R. Assuncion, 85, Santo Afonso

- UBS Primavera
R. Boa Saúde, 618, Primavera

- UBS Rincão
R. Theobaldo Bauer, 15, Rincão

- UBS Liberdade
Rua Kurt Wacker, 14, Liberdade

- UBS Kunz
Av. Daltro Filho, 1595, Kunz

- Casa de Vacinas
Av. Cel. Frederico Linck, 900 - Rio Branco

Última etapa

A terceira fase de vacinação ainda contempla outros grupos prioritários, que podem se imunizar a partir do dia 18 de maio, até 5 de junho. São adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas.

A vacina da gripe não protege contra a Covid-19. Contudo, sua aplicação auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico, já que os sintomas são parecidos, e ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Sem Dia D

Neste ano, não haverá Dia D da vacinação. O que ocorrerá é a prorrogação da campanha. "Aumentando o tempo da campanha e dividindo mais os públicos que devem ir até os postos, diminuem-se também as aglomerações e possíveis contágios do coronavírus nesses ambientes", destaca a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Na região

Campo Bom - a vacinação será realizada conforme a demanda nas unidades de saúde, incluindo Centro Materno Infantil e UBS Celeste, que até então não realizavam a vacinação contra Influenza. Informações nos telefones são 3598-8613 e 3598-8620.

Dois Irmãos - manterá as estruturas externas montadas junto às unidades de saúde para a nova fase de vacinação. O público-alvo pode procurar os postos e, nos casos em que há necessidade, a vacinação drive-thru também será realizada.

Estância Velha - as doses para a terceira fase ainda não haviam sido recebidas, mas a prefeitura conta com vacinas em todas as unidades de saúde.

Igrejinha - as UBSs Pedro Ivan Sparrenberger (Figueiras), 15 de Novembro, Vila Nova e Unidade Sanitária Centro participam da campanha de vacinação.

Ivoti - são locais de vacinação no município a UBS Central, UBS Jacob Schneider, UBS Jardim Panorâmico e UBS Bom Pastor. Cada unidade pode ser contatada, em caso de dúvidas.

Parobé - a vacinação será na Unidade de Saúde da Mulher e da Criança, UBS Jardim e UBS Pinhal. Nos dias 14 e 18 de maio, também na UBS do Morro da Pedra.

Sapiranga - todas as unidades de saúde participarão da campanha, atendendo das 7h30 às 18 horas. As exceções são as unidades de Saúde da Vila Irma e São Jacó, que atenderão das 7 às 13 horas e a Unidade da Ferrabraz, que funcionará das 12 às 18 horas. O município recebeu novo lote, com seis mil doses.

Taquara - ainda não foram recebidas novas doses para a terceira fase da campanha, porém, a prefeitura destaca que conta com cerca de mil unidades restantes das fases anteriores. Todos os postos de saúde atendem a campanha.

 

80%

80% de todas as doses previstas para a campanha deste ano já foram recebidas pelo Estado. O quantitativo representa 5.069.741 frascos. A SES destaca que as vacinas são produzidas pelo Instituto Butantan e distribuídas pelo Ministério da Saúde. O ministério, por sua vez, informa que envia novas remessas de lotes da vacina aos Estados, conforme entrega do instituto.

 

Estados estão abastecidos, afirma Ministério

O Ministério da Saúde informa que todos os Estados estão abastecidos para a continuação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Para isso, foram investidos R$ 1,1 bilhão na aquisição de 79 milhões de doses da vacina para as três fases. "Mais de 64 milhões de doses já foram enviadas às Unidades Federadas para atender o público-alvo das duas primeiras fases, totalizando 41,5 milhões de pessoas", informa, em nota. A meta é vacinar 90% de todos os públicos previstos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.