Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Operação Aurora

Polícia mira quadrilha que roubava carros quando vítimas saíam para o trabalho

De acordo com a Polícia Civil, quadrilha era liderada de dentro da Penitenciária Modulada de Osório

Publicado em: 09.06.2020 às 07:28 Última atualização: 09.06.2020 às 07:32

Carros com placas adulteradas foram recolhidos pela Polícia Foto: Polícia Civil/ Divulgação
A terça-feira (9) começou com operação da Polícia Civil contra uma quadrilha especializada em roubo e furto de veículos na capital e na região metropolitana. O principal alvo é um apenado da Penitenciária Modulada de Osório que liderava a quadrilha de dentro da prisão. O homem de 29 anos tem ainda um parceiro aqui fora que orquestrava os crimes.

A operação foi chamada de Aurora devido a como o bando age. Conforme a Polícia Civil, a quadrilha aproveitava o início da manhã, quando as vítimas saíam para trabalhar, para cometer os crimes, especialmente na capital. 

Depois do roubo ou do furto, o bando levava os veículos para "centros especializados" em adulterar os veículos em cidades da região metropolitana. Os criminosos retiravam os sinais identificadores, clonavam placas, numeração de vidros, chassi e motor, às vezes com intuito de repassá-los a outras quadrilhas especializadas em roubos a estabelecimentos comerciais, de cargas, entre outros.

No total, a Polícia cumpre dez mandados de busca e apreensão e seis de prisão preventiva em Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e também na Penitenciária de Osório. Até as 7h15, quatro pessoas já haviam sido presas e carros, dinheiro, celulares, armas e até uma tornozeleira eletrônica foram recolhidos pelos policiais.

Polícia Civil cumpre mandados de apreensão durante a Operação Aurora Foto: Polícia Civil/ Divulgação
A Operação Aurora foi deflagrada por meio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e é coordenada pelo delegado Rafael Liedtke.

De acordo com o delegado, as investigações tiveram início há mais de seis meses, oportunidade em que os policiais civis descobriram a existência de um esquema criminoso orquestrado de dentro da Penitenciária Modulada de Osório, mediante o qual o detento alvo da operação de hoje. Os lucros com a prática desses roubos de veículos eram divididos por todos integrantes da organização criminosa, de acordo com a tarefa realizada por cada criminoso no intento delitivo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.