Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Não passou

Em Campo Bom, Câmara rejeita projeto que previa multas por descumprir distanciamento

Com cinco votos contrários, vereadores campo-bonenses vetaram proposta do Executivo que penalizaria aglomerações

Por João Victor Torres
Publicado em: 24.06.2020 às 20:39 Última atualização: 24.06.2020 às 20:42

Proposta foi analisada nesta quarta-feira (24) pelo Legislativo Foto: Cássios Diogo Schaab/Câmara Campo Bom
Projeto de lei encaminhado em caráter de urgência pela prefeitura de Campo Bom à Câmara de Vereadores, que previa aplicação de multa a quem desrespeitasse as regras de distanciamento social no município em meio à pandemia de coronavírus, foi rejeitado nesta quarta-feira (24). O resultado, porém, se deu em votação bastante apertada. Ao todo, cinco parlamentares foram contrários à proposta do Executivo e quatro, favoráveis. Além disso, ainda ocorreu uma abstenção.

A Administração Municipal, a partir do texto encaminhado ao Parlamento, pretendia autuar e aplicar penalização financeira aos moradores que promovessem aglomerações. Conforme a matéria, seria caracterizada infração a quem colocasse num mesmo espaço – público, residencial ou privado – mais de cinco pessoas. O valor estipulado como base da pena seria de R$ 205, o equivalente a 50 URM’s (Unidades de Referência Municipal).

Em casos de reincidência, o montante seria dobrado. Por outro lado, a prefeitura ressaltava que as penas não seriam impostas a famílias com mais de cinco membros e que morassem juntos numa mesma moradia. Além disso, a proposta ainda assegurava os autuados o direito recorrer das sanções aplicadas. O valor arrecadado, caso a proposta fosse aprovada pela Câmara, seria destinado ao Fundo Municipal de Saúde.

Como o projeto de lei foi reprovado, matéria semelhante só pode voltar à pauta apenas no próximo ano, conforme está estabelecido no Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

Veja como votaram os vereadores de Campo Bom

Contra (5)
Max de Souza (MDB)
Jerri de Moraes (MDB)
Jair Wingert (PP)
Professora Sandra Orth (PSDB)
Joceli Fragoso (PTB)

A favor: (4)
Alexandre Hoffmeister (PP)
Paulo Tigre (PP)
Victor Souza (PCdoB)
Tiago Souza (PCdoB)

Abstenção (1)
Milton Wüst (Milico-MDB)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.