Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Recurso

Confiante em nova reversão, Serra gaúcha aposta em permanência na bandeira laranja

Municípios da área sob referência de Caxias do Sul ingressarão com pedido de revisão da classificação de alto risco

Por João Victor Torres
Publicado em: 10.07.2020 às 19:27 Última atualização: 10.07.2020 às 19:45

Assim como nas semanas anteriores, a região liderada por Caxias do Sul foi classificada na etapa preliminar do modelo de distanciamento controlada em bandeira vermelha nesta sexta-feira (10). Apesar disso, da mesma forma como obteve os últimos pleitos atendidos pelo governo do Estado, há otimismo em conseguir nova reversão na divulgação definitiva marcada para ocorrer na segunda-feira (13). Portanto, os municípios da Serra gaúcha devem ingressar com recurso para assegurar a permanência na bandeira laranja, que significa grau médio e menos restrições às atividades econômicas locais.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

“Fizemos uma avaliação e já esperávamos, dentro dos critérios do modelo de distanciamento controlado, a bandeira vermelha. Não foi surpresa desta vez. Entretanto, os dados que nós temos e as justificativas desta semana são melhores do que a anterior. Vamos ingressar com pedido de reconsideração demonstrando que podemos permanecer na bandeira laranja”, explica o prefeito de Cotiporã e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda.

Parte desse otimismo está atrelado no fato que, diferentemente de outras localidades gaúchas, as 49 cidades sob a referência dos caxienses demonstra estabilização nos índices de internações. A partir disso, há o sentimento de que será possível reverter a bandeira vermelha. “Avaliamos que não ocorreu um aumento expressivo que colocasse em risco o atendimento de saúde aqui na Serra, por isso estamos fazendo o recurso. Inclusive, o número de leitos disponíveis continua alto e a taxa de ocupação [de leitos de UTI] continua na faixa de 70%, o que nos prejudicou foi a alta média do Estado. Isso também é levado em conta”, complementa o prefeito.

Além disso, Breda faz um apelo também às demais regiões. “A população como um todo deve ajudar e colaborar. As pessoas não devem fazer aglomerações. Isso, realmente, preocupa a gente”, afirma. “Aumentou a parte vermelha do Estado e isso faz com que as regiões que não estão tão graves piorem pela média”, complementa o presidente da Amesne.

Outro fator considerado como positivo é que mais da metade dos municípios que formam a região de Caxias do Sul permanecem na próxima semana em bandeira laranja, pois não registraram hospitalizações e nem óbitos causados por coronavírus nos últimos 14 dias. Entre essas cidades estão Nova Petrópolis, Vale Real, São Vendelino, Linha Nova, Bom Princípio e Alto Feliz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.