Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Pedido de revisão

Prefeitos da região de Taquara se reúnem sábado para recorrer da bandeira vermelha

Municípios de Riozinho, Rolante e São Francisco de Paula estão garantidos na bandeira laranja por não apresentar novas hospitalizações e óbitos nos últimos 14 dias

Por João Victor Torres
Publicado em: 10.07.2020 às 18:49 Última atualização: 10.07.2020 às 18:52

Centro de Taquara tem medidas de prevenção à Covid-19 e desinfecção Foto: Marina Mentz/GES
A região de Taquara foi classificada nesta sexta-feira (10) como zona de alto risco para a propagação do novo coronavírus. Na semana anterior, as oito cidades do Vale do Paranhana e parte da Serra gaúcha figuraram na etapa preliminar na bandeira vermelha e conseguiram reverter a decisão migrando para a laranja. “Vamos fazer outro recurso amanhã (sábado) mesmo. Estamos juntando as informações, como fizemos na semana passada, para fazer uma justificativa e achar subsídios para argumentar com o governo do Estado para permanecer na bandeira laranja”, afirma o prefeito de Igrejinha e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), Joel Wilhelm.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

De acordo com o governo do Estado, responsável pela análise dos dados e por estipular a classificação de risco às 20 regiões gaúchas, a situação da macrorregião metropolitana pressionou a elevação do nível de atenção. Entretanto, o número de pacientes internados em leitos das unidades de terapia intensiva (UTIs) por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) ou confirmados com o novo coronavírus, que na semana anterior era nula, passou para seis de SRAG e cinco para Covid. Já em relação a ocupação de leitos clínicos, os internados subiram de três para oito.

Já o prefeito de Parobé, Diego Picucha, o encontro envolvendo os demais representantes dos Executivos das cidades que formam o bloco intermunicipal deverá contar com a presença dos procuradores jurídicos das respectivas prefeituras. Por outro lado, o prefeito de Taquara, Tito Livio Jaeger Filho, relata esperava pelo ingresso da região na bandeira vermelha. “O aumento de casos positivos, internações hospitalares e principalmente óbitos na última semana já nos sinalizavam essa mudança”, pondera.

Por outro lado, três municípios estão assegurados em bandeira laranja por mais uma semana. Isso ocorre, pois Riozinho, Rolante e São Francisco de Paula por não apresentaram hospitalizações e nem mesmo óbitos em decorrência da Covid-19 nos últimos 14 dias. Com base nesse critério estabelecido pelo Estado, automaticamente, estão livres das regras mais restritivas impostas pelo modelo de distanciamento controlado a quem está na faixa de alto risco.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.