Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região No Vale do Caí

Mais de 150 pessoas continuam desabrigadas em razão da cheia do Rio Caí

Moradores deixaram suas residências com a enchente de quarta-feira, mas leito voltou a subir neste domingo, forçando novo alerta pelas Defesas Civis

Por Cristiano Santos
Publicado em: 12.07.2020 às 16:36 Última atualização: 12.07.2020 às 16:59

As famílias que deixaram suas casas devem seguir durante o início da semana em abrigos Foto: Divulgação
Pelo menos 158 pessoas seguem em abrigos em São Sebastião do Caí e Montenegro em razão da enchente do Rio Caí, que iniciou na quarta-feira (8) da semana passada e pode ter um repique em razão das chuvas deste final de semana. A situação é monitorada pelas defesas civis, que acreditam na possibilidade de o leito extravasar ainda neste domingo (12).

A pior situação é em São Sebastião do Caí. Até a manhã deste domingo, 29 famílias, compostas por 66 adultos e 27 crianças, estavam no ginásio de esportes e outras 10 famílias, das quais 25 são adultos e 19 crianças, no salão da Igreja Católica do bairro Rio Branco. As que estavam no prédio Gideões e Quilombo já haviam retornado para casa.

Em Montenegro, outras 21 pessoas estão abrigadas no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian, onde recebem refeições e demais suportes das equipes de apoio.

Tanto em Montenegro quanto em São Sebastião do Caí, não há previsão de que as famílias retornem para casa. As duas cidades decretaram situação de emergência em razão das cheias ainda na sexta-feira (10).

Conforme o coordenador da Defesa Civil do Caí, Pedro Griebler, os desabrigados apenas retornam para seus domicílios quando a situação se normalizar. “O rio está enchendo de novo”, comentou à tarde. A partir de 10 metros, o Caí já atinge casas do município. Às 16 horas, estava em 9,56.

Já o coordenador da Defesa Civil de Montenegro acredita que por volta das 18 horas deste domingo ocorra o transbordamento do leito do Caí no município, quando deve alcançar 6 metros. Às 16 horas, o nível estava em 5,85, metros. Na tarde deste domingo, um carro de som está passando pelos bairros informando as famílias para se retirarem dos imóveis devido a possibilidade de uma nova enchente.

Chuvas no final de semana

O alerta se deve em razão da chuva do final de semana. Na região da Serra, chegou a cerca de 100 milímetros entre o sábado (11) e o domingo. A água que está descendo deságua no Caí, com tendência a continuar subindo nas próximas horas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.