Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Região Cogestão

Região de Novo Hamburgo não deve flexibilizar antes de avaliar um novo protocolo regional

Apesar da classificação em bandeira laranja, comitê técnico da Amvars orienta a região de Novo Hamburgo a manter protocolo de cogestão vigente até nova análise. Prefeitos se reúnem nesta terça-feira

Por Suélen Schaumloeffel
Publicado em: 31.08.2020 às 21:08 Última atualização: 01.09.2020 às 16:05

RS tem quatro regiões em vermelho na 17ª semana do Distanciamento Controlado Foto: Divulgação / Governo do Estado
O anúncio da nova classificação da Região de Novo Hamburgo, que após dez semanas retornou para a bandeira laranja, na tarde desta segunda-feira (31), foi recebido como inesperado pela Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars). Apesar de não recorrer da decisão preliminar da última sexta-feira, que mantinha a região em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado, o governo estadual modificou a metodologia de avaliação, que refletiu no bloco formado por 15 cidades.

Leia todo o conteúdo EXCLUSIVO ASSINANTES

Após o anúncio, em uma reunião no final da tarde, prefeitos integrantes da Amvars junto com integrantes do comitê técnico da Covid optaram em manter em vigor os protocolos regionais em conformidade com modelo de cogestão. Ou seja, até que o modelo adequado à região seja debatido segue valendo nas cidades da região de Novo Hamburgo os mesmos critérios em vigor desde a semana passada.

“Não é porque nossa região voltou para a bandeira laranja que amanhã tudo muda. Vamos decidir tecnicamente e com responsabilidade onde podemos evoluir e onde temos que recuar’, avalia Tânia Terezinha da Silva, presidente entidade. Segundo ela, nesta terça-feira os prefeitos que compõem a região devem se reunir para discutir protocolos que já tinham intenção de flexibilizar a partir da próxima semana, na segunda rodada da cogestão.

Um dos aspecto já assinalados para a discussão diz respeito às regras de participação da comunidade em cultos, missas e afins. Outro, sobre autosserviço em restaurantes e um terceiro sobre trabalho presencial de servidores municipais. Itens como cursos livres e atividades esportivas também devem entrar na pauta da reunião.

Após a reunião desta terça, os novos protocolos definidos pela regional serão encaminhados ao governo do Estado para avaliação e posterior aplicação. “Os protocolos já definidos pela bandeira laranja anunciada hoje, que os técnicos entenderem serem compatíveis com a estrutura de saúde da nossa região serão adotados. Os demais, serão adequados. Nossos indicadores de saúde reagiram bem, mas voltaram a subir, portanto será necessário muita responsabilidade nesse momento”, finaliza a presidente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.