Publicidade
Notícias | Região CD pronto neste mês

Gigante do e-commerce, Amazon começa operação gradual a partir de outubro na região

Cláusula de confidencialidade com o Estado faz empresa informar apenas que 'não comenta rumores ou especulações'

Por Shállon Teobaldo
Publicado em: 14.09.2020 às 07:43 Última atualização: 14.09.2020 às 09:31

Em tom de suspense, a assessoria de comunicação da Amazon no Brasil informou à reportagem que a empresa "não comenta rumores ou especulações". A nota se refere à abertura de um centro de distribuição (CD) da marca em Nova Santa Rita, noticiada no início de agosto. O investimento gira em torno de R$ 50 milhões, advindo de empresários gaúchos. Conforme a prefeita, Margarete Ferretti, a negociação para a instalação da unidade foi feita entre Amazon e Governo Estadual.

"Coube à Prefeitura o habite-se para liberação do prédio, que já foi entregue, mas a companhia norte-americana ainda não fez o anúncio oficial de sua chegada", explicou. Com 41 mil metros quadrados, o pavilhão que deve abrigar as operações da empresa está sendo construído no Parque Logístico 3SB, às margens da BR-386 e beira do Rio do Sinos, no Bairro Berto Círio. As obras estão sob a responsabilidade da SH, que iniciou o serviço em 15 de março e, segundo o diretor comercial Gerson Pauli, deve ser entregue até 30 de setembro. Cerca de 120 pessoas trabalham na edificação, que é a maior já feita no 3SB. Informações extraoficiais dão conta de que o CD deve entrar em funcionamento de forma gradual a partir de outubro deste ano.

Por conta da solicitação da discrição aos envolvidos nas negociações, ninguém têm autorização para dar mais detalhes. O que circula é que a Amazon não quer gerar expectativas nos clientes quanto à data de abertura por conta de estarem tramitando algumas licenças municipais e estaduais para o liberação de funcionamento, mas o empreendimento é tido como certo.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (SedeturRS) respondeu que "por cláusula de confidencialidade, a Sedetur não comenta sobre as consultas feitas por empresas à secretaria".

Maior pavilhão do 3SB será o da Amazon Foto: PAULO PIRES
Com uma área de 150 mil metros quadrados já construídos e 465 mil metros quadrados ao total, o 3SB é o maior parque logístico do RS. "Construímos todas as estruturas do 3SB, o da Amazon é o sétimo pavilhão, totalmente aberto internamente, com salas de apoio e vestiários", comenta Pauli. A Amazon terá o maior espaço.

Seguindo padrão construtivo, todos os espaços estão de acordo com uma cartela de cores, tem revestimento das paredes, telhas com isolamento térmico, iluminação e ventilação natural. "O prédio foi projetado para ter placas de energia fotovoltaica", detalha o diretor comercial.

Expansão da companhia no Brasil

Além da chegada ao RS, a Amazon conta com outros cinco centros de distribuição no Brasil. Quatro deles ficam em São Paulo, no Sudeste do país e um em Pernambuco, lançado em novembro de 2019 para atender a região Nordeste. Conforme a companhia norte-americana, são oferecidos cerca de 30 milhões de produtos no e-commerce. Com a pandemia de Covid-19, o mercado de vendas online cresceu 37,59% conforme relatório da BigData Corp. e PayPal. As vagas de emprego para Santa Rita devem ser via consultoria.

26 anos de história da Amazon no mundo

Se lá atrás alguém dissesse a Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, que ele se tornaria o homem mais rico do mundo provavelmente ele não acreditaria. A história da marca começou há 26 anos, na garagem de Bezos, em Seattle, nos Estados Unidos. O empresário e engenheiro trabalhava como analista na Wall Street e observando o movimento do mercado na internet resolveu abrir o próprio negócio. A plataforma iniciou suas operações vendendo e entregando livros e, atualmente, se pode encontrar basicamente qualquer coisa para comprar pelo e-commerce norte-americano, que já oferece seus serviços para 190 países. Em 1997, a Amazon já tinha mais de 2,5 milhões de títulos em seu catálogo. Pelo terceiro ano consecutivo, Bezos ocupa o primeiro lugar no ranking de bilionários mundiais.

Geração de emprego e renda

Confirmando-se a vinda da gigante - que atua com foco em comércio eletrônico, computação em nuvem, streaming digital e inteligência artificial - a geração de emprego e renda deve crescer no município. Em entrevista no último mês, Margarete expressou que cerca de 1 mil postos de trabalho diretos devem ser abertos, sem contar os indiretos que, pela experiência dos sócios do 3SB, pode chegar a 3 mil oportunidades na região. Além da economia local, no Estado também haverá ganhos, dada a dimensão da empresa, que tem um faturamento bilionário e recordista no mundo todo.

Dedos cruzados por oficialização da marca

A perspectiva da chegada de uma das empresas mais valiosas do mundo é uma "grande conquista para Nova Santa Rita", nas palavras da prefeita Margarete Simon Ferretti. Além de vagas de emprego, a instalação da empresa deve elevar a economia local e estadual. Pensando nisso, o comunicado oficial da Amazon sobre a abertura no município é uma das notícias mais aguardadas. E a esperança é de que não aconteça o mesmo que ocorreu com a possibilidade da criação de um centro de distribuição do Mercado Livre, outra gigante do comércio online, em Gravataí. Confirmado em novembro de 2019, o espaço seria construído numa área de quase 50 mil metros quadrados na cidade, mas a empresa acabou desistindo do empreendimento em junho deste ano por falta de acordo com o Estado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual