Publicidade
Notícias | Região Economia

Novo Hamburgo tem saldo positivo no emprego após cinco meses de queda

Campo Bom, Sapiranga, Parobé, Três Coroas e Igrejinha estão entre as cidades da região que também tiveram saldo positivo no mês de agosto

Publicado em: 01.10.2020 às 03:00 Última atualização: 01.10.2020 às 16:25

Após cinco meses registrando mais demissões que admissões, a cidade de Novo Hamburgo voltou a ter saldo positivo no novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. A recuperação registrada no mês de agosto no Município ameniza os 7.072 postos de trabalho perdidos desde março, quando a pandemia de Covid-19 chegou no País. Mais do que isso, o primeiro saldo positivo consolida, agora em outro patamar, a melhora no cenário observada desde maio.

O economista e professor da Universidade Feevale, José Antônio Ribeiro de Moura, salienta que o resultado indica uma tendência de crescimento para os próximos meses. "Contra fatos não há argumentos. Por mais que seja um impulso, um respiro, temos visto na trajetória que o saldo Caged era negativo, mas desde maio esse negativo também vem caindo e agora trocou a escala para uma positividade." Além disso, o professor frisa que a economia brasileira ainda está muito relacionada a pandemia. "Estamos com um movimento de baixa do novo coronavírus e ascensão na economia. É um pouco do que se esperava: uma recuperação pequena, lenta nessa fase de ajustes na indústria, comércio e serviços. Quando vemos criação de vagas nos serviços indica uma tendência de crescimento. Lento, mas crescimento com emprego formal", pontua.

Na região

Conhecidos pela expertise na produção de calçados, os vales do Sinos e Paranhana registraram importantes municípios com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada em agosto. Entre algumas dessas cidades está Três Coroas que, assim como Novo Hamburgo, voltou a ter alta no indicador apenas em agosto. Já Campo Bom, Parobé, Sapiranga e Igrejinha estão em um processo mais avançado nesta recuperação pelo fato de que o oitavo mês do ano foi o segundo consecutivo de saldo positivo no novo Caged.

Recuperação

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Marcelo Lauxen Kehl, destaca que os dados mostram que iniciamos, de fato, a recuperação econômica. "Passamos por um período muito difícil e notamos que vários setores já estão aquecidos. Acho que até o final do ano teremos saldos positivos mais robustos mês a mês", pontua Kehl. E dentro desse cenário, o início das operações da Central de Atendimento do Santander Brasil em Novo Hamburgo, que ocorreu em setembro, deve auxiliar na manutenção do saldo no azul. O desempenho positivo de cidades da região está alinhado com o obtido no Rio Grande do Sul e no País. No Estado, foram gerados 7.228 admissões a mais que demissões. Já no Brasil, o saldo positivo no período foi de 249.388.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual