Publicidade
Notícias | Região Flagrante

Em prisão domiciliar, dupla chefiava o tráfico no bairro Canudos

Operação da 3ª DP de Novo Hamburgo prendeu gerente de quadrilha, dono de minimercado, proprietário de reciclagem e um funcionário

Por Silvio Milani
Publicado em: 28.10.2020 às 21:41 Última atualização: 29.10.2020 às 10:25

Investigação em Novo Hamburgo: quatro foram presos Foto: Polícia Civil
Um esquema com cartas de emprego fraudulentas para proteger dois apenados em prisão domiciliar, que coordenavam o tráfico de drogas de tornozeleira eletrônica, foi desbaratado pela 3ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo na manhã desta quarta-feira (28) no bairro Canudos. Um detento, de 36 anos, é apontado como gerente da quadrilha e o outro, de 26, dono de uma reciclagem. Um funcionário da empresa, de 44 anos, e o proprietário de um minimercado, de 46, também foram presos. Entre drogas e outros materiais do crime, segundo o delegado Alexandre Quintão, foram apreendidos R$ 23 mil em dinheiro com o grupo.

Os dois apenados traficavam livremente pela área sob argumento de que estavam trabalhando. O gerente tinha carta de emprego fornecida pelo reciclador, que mantinha o mesmo documento gerado pelo dono do mercadinho. Nas fiscalizações para a Vara de Execuções Criminais, um protegia o outro, atestando que estavam fora da empresa a trabalho. E estavam, só que a serviço do tráfico.

24 horas

O funcionário da reciclagem, segundo Quintão, é quem atendia aos clientes. “Ele vendia no portão da empresa, que tinha câmeras de vigilância e permanecia com o portão cadeado. As drogas eram fornecidas durante as 24 horas do dia aos usuários”, declara o delegado. Os nomes não são revelados porque o inquérito tramita em sigilo e em razão da Lei de Abuso de Autoridade.


Operação empregou cão farejador

nonono Foto: Polícia Civil
Com apoio de agentes de Campo Bom e Dois Irmãos, a Operação Saturação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão das 7 horas às 8h30. A participação especial ficou por conta da cadela Kiara, da raça pastor belga malinois, que farejou expressiva quantidade de droga. O animal é da equipe da 3ª DP. “A gente foi aos locais já sabendo o papel de cada investigado. Ao encontrarmos o material ilícito, foram todos autuados em flagrante por tráfico e associação ao tráfico, além de posse ilegal de arma de fogo”, salienta o chefe de Investigação da 3ª DP, inspetor Ivan Carlos da Silva.

Os locais

Os mandados foram cumpridos na Rua Curitibanos, onde ficam a casa do gerente e a reciclagem, e na Rua Marquesa de Santos, endereço do minimercado. “A maior parte do material foi apreendido na reciclagem”, observa. Denúncias de crimes e foragidos podem ser feitas, sob total sigilo, para o WhatsApp da 3ª DP através do telefone (51) 9-9408-9780.



O que foi apreendido

-29 unidades de Crack (3,7 gramas)
-11 pedras grandes de crack (21,20)
-1 tijolo de crack (46,20 gramas)
-1 tijolo de maconha (48 gramas)
-2 pinos de cocaína (1,4 grama)
-1 porção de cocaína (41 gramas)
-6 celulares
-1 automóvel Corsa
-1 ama de fogo artesanal
-2 balanças de precisão
-Estojos e cartuchos de munições
-R$ 23.315,00

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual