Publicidade
Notícias | Região Novo Caged

Emprego reage e região tem três das cinco cidades que lideram o ranking no RS

Caged aponta que Novo Hamburgo, São Leopoldo e Campo Bom geraram 2,3 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em setembro

Por Nicolle Frapiccini
Publicado em: 30.10.2020 às 07:05 Última atualização: 30.10.2020 às 07:36

Pelo terceiro mês consecutivo, o Rio Grande do Sul apresenta um número maior de admissões para empregos com carteira assinada em relação as demissões, segundo dados do Ministério da Economia. Mais do que ter um número maior de contratações, a diferença positiva na comparação com as demissões vem aumentando mês a mês, apontam as informações de setembro do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). E o desempenho positivo no saldo Caged de 15.760 foi obtido em solo gaúcho a partir das 85.172 contratações contra os 69.412 desligamentos feitos no mês passado.

E para que o saldo positivo do emprego formal siga a trajetória de ascensão registrada desde julho, quando fechou em 1.745 e chegou a 6.726 em agosto, cidades da região tiveram papel fundamental neste desempenho superior a 15 mil admissões a mais no nono mês de 2020. Se analisarmos a evolução do emprego entre os municípios gaúchos, percebemos que entre os cinco que se destacaram na geração de emprego em setembro, três são da região. Novo Hamburgo teve o segundo melhor saldo do novo Caged do Rio Grande do Sul no mês passado e o segundo saldo positivo consecutivo. Isso porque durante os 30 dias do mês passado foram realizadas 2.655 admissões contra 1.662 demissões em solo hamburguense. 

Em quarto lugar está São Leopoldo com um saldo positivo de 794. Foram 2.441 contratações e 1.647 desligamentos. Já Campo Bom teve o quinto melhor resultado com um saldo de 585, resultado de 1.073 admissões e 488 demissões em setembro. Quem liderou a geração de emprego no mês passado no Estado foi Porto Alegre. Além da capital gaúcha, Caxias do Sul ficou em terceiro lugar.

Saldo empregos setembro Foto: GES

5

Número de vezes neste ano em que o saldo do Caged gaúcho ficou positivo. Além de julho, agosto e setembro, os outros dois meses que tiveram geração de emprego foram janeiro e fevereiro.

 

313.564

Esse foi o resultado positivo no saldo do Caged de setembro no Brasil. Além disso, esse foi o melhor desempenho do indicador até agora neste ano. Também é o melhor saldo para o mês desde o início da série histórica.

43,73%

Nos quatro meses de auge da pandemia de Covid-19 (de março até junho), o Caged registrou 1,595 milhão de demissões líquidas. Já entre julho e setembro, 697.296 postos formais foram recriados, o que significa uma recuperação de 43,73% das vagas perdidas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual