Publicidade
Notícias | Região Ensino na região

Alunos do 9º ano da rede municipal de Campo Bom retomam aulas presenciais na próxima semana

Retorno será facultativo a partir da próxima terça-feira (3), segundo a Administração

Publicado em: 30.10.2020 às 19:42 Última atualização: 30.10.2020 às 19:47

As nove escolas da rede municipal de Campo Bom que oferecem o 9º ano do ensino fundamental irão retomar as aulas presenciais a partir da próxima terça-feira (3), segundo a Prefeitura. O retorno é facultativo para os alunos, e os pais ou responsáveis que permitirem a volta de seus filhos às escolas devem preencher, assinar e entregar à instituição um termo de anuência autorizando o retorno, sendo que estudantes e profissionais do grupo de risco da Covid-19 não poderão participar das atividades presenciais.

Conforme o decreto municipal 6.923, de 1º de outubro de 2020, essa retomada é permitida somente com a permanência do município nas bandeiras laranja ou amarela no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado por no mínimo duas semanas seguidas. As instituições que retomam as atividades em sala de aula são as escolas municipais de ensino fundamental Borges de Medeiros, CEI, Duque de Caxias, Lúcia Mossmann, Morada do Sol, Presidente Vargas, Rui Barbosa, Santos Dumont e 25 de Julho. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) já tem confirmado o retorno de 350 dos 600 alunos de 9°s anos.

Nesta sexta-feira, as escolas finalizaram a série de reuniões que têm realizado com os responsáveis pelos alunos com o intuito de informá-los sobre como se dará o retorno das aulas presenciais e quais cuidados serão adotados. Segundo Márcia Tonin, secretária de Educação e Cultura em exercício, os professores dos 9° anos atenderão presencialmente até 50% da sua carga horária, enquanto que as aulas serão realizadas respeitando a capacidade máxima de 50% de ocupação nas salas e demais ambientes da escola. Além disso, o Município vai seguir garantindo transporte para alunos cadastrados no transporte rural ou passe livre. “Todas as disciplinas poderão ofertar atividades presenciais e cada escola fará seu próprio horário de atendimento, respeitando o máximo de três encontros semanais e até 4 horas diárias de aula por estudante”, informa, salientando que, tanto para aqueles alunos que retomarem o formato presencial quanto para os que permanecerem no método à distância, será assegurada a continuidade de atendimento escolar remoto.

Protocolos de segurança

Segundo a Prefeitura, para se certificar de que todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 sejam seguidos no retorno às aulas presenciais, foi implantado o Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE - E Municipal), exigido pelo Estado a todos os municípios. Cada escola possui seu COE local e elaborou o seu próprio Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, que foi aprovado pelo COE Municipal.

Buscando garantir a segurança dos alunos e profissionais das escolas, os estudantes receberão duas máscaras de tecido e os professores, além de duas máscaras de tecido, um protetor facial de acrílico. Cada escola terá à disposição álcool gel, borrifadores de álcool, álcool líquido 70%, dispensadores de parede para álcool gel, dispensadores de parede para sabonete líquido, tapete sanitizante, termômetro corporal infravermelho, fitas demarcatórias para piso, fitas para isolamento de ambientes e lixeiras com tampa e acionamento de pedal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas
Botão de Assistente virtual